ÁREAS PROMISSORAS

ÁREA 6: SERRA DO TEIXEIRA

Localizada na microrregião da Serra do Teixeira, as duas principais estradas que atendem a região são a BR-110 e a PB-306. Sua principal cidade é Teixeira, distante 310 km da capital. O potencial eólico distribui-se entre os municípios de Jurú, Água Branca, Imaculada, Catingueira, Mãe d’Água, Maturéia, Teixeira, Cacimba de Areai, Cacimba e Taperoá, combinando uma população de 84.857 habitantes, sendo metade residente em áreas rurais. O PIB combinado destes municípios é de 396,6 milhões de reais.

A região é caracterizada principalmente por serras de alta complexidade, com altitudes variando entre 500 e 1.000 metros e áreas de planaltos de média complexidade, com a rugosidade definida por extensões de caatinga arbórea e outras dedicadas à agricultura. O Parque Estadual Pico do Jabre encontra-se no centro da região, que possui também áreas destinadas a assentamentos rurais.

A SE Teixeira é um dos pontos de conexão à rede de 69 kV da ENERGISA existente na área, sendo as opções as SEs de Piancó e Patos. A região já conta com 56 MW de projetos eólicos cadastrados na ANEEL[3], para futura instalação, no município de Teixeira.

A expectativa de vento médio anual de longo prazo no local da torre Teixeira, considerada na avaliação da região, é de 6,88 m/s a 101,5 metros de altura. A capacidade instalável estimada para a região, considerando alguns cenários combinados de velocidade média anual do vento e altura de nacele, são apresentados na Tabela 7.7.


MAPA 7.7 Mapeamento eólico da microrregião de Serra do Teixeira

BASE CARTOGRÁFICA: AESA[1], ANEEL[3], BRASIL ENERGIA[14], CHESF[22], DER-PB[27], DNIT[28], ENERGISA[33], GOOGLE[39], IBGE[46], [47], MMA[60], [61], ONS[71].

TABELA 7.7 Máxima capacidade de geração instalável na região de Serra do Teixeira

* CONSIDERANDO-SE AS MESMAS PREMISSAS INDICADAS NO ITEM 7.1

FIGURAS 7.15 e 7.16 Região de Serra do Teixeira