ÁREAS PROMISSORAS

ÁREA 5: SERIDÓ OCIDENTAL

Inserida na microrregião do Seridó Ocidental, a região tem seu principal acesso pela BR-230, sendo também atendida pela rodovia PB-221 e estradas em leito natural. A cidade de Santa Luzia, centro da região, dista 267 km de João Pessoa, O potencial eólico estende-se entre os municípios de São José do Sabugi, Santa Luzia, Junco do Seridó, São Mamede, Areia de Baraúnas, Passagem e Quixabá, que somam população de 38.979 habitantes, concentrada predominantemente nas respectivas sedes urbanas. O PIB combinado destes municípios foi de 218,5 milhões de reais.

A região apresenta terreno complexo, caracterizado pelo relevo da Serra da Borborema, sobre a qual predomina a cobertura de caatinga arbórea, com poucas áreas antropizadas.

A região é atendida pela SE de Santa Luzia, e uma linha de transmissão em 69 kV, que atravessa sua porção nordeste, paralelamente à rodovia BR-230. Possíveis pontos alternativos de conexão são as SEs de Pedra Lavrada, Juazeirinho, Patos e Teixeira.

A expectativa obtida por modelamento, durante este trabalho, para o vento médio anual, é de até 9,5 m/s nas melhores áreas, a 120 metros de altura. A capacidade instalável estimada para a região, considerando alguns cenários combinados de velocidade média anual do vento e altura de nacele, são apresentados na Tabela 7.6.


MAPA 7.6 Mapeamento eólico da microrregião do Seridó Oriental

BASE CARTOGRÁFICA: AESA[1], ANEEL[3], BRASIL ENERGIA[14], CHESF[22], DER-PB[27], DNIT[28], ENERGISA[33], GOOGLE[39], IBGE[46], [47], MMA[60], [61], ONS[71].

TABELA 7.6 Máxima capacidade de geração instalável na região de Seridó Ocidental

* CONSIDERANDO-SE AS MESMAS PREMISSAS INDICADAS NO ITEM 7.1

FIGURAS 7.13 e 7.14 Microrregião do Seridó Oriental