ÁREAS PROMISSORAS
O mapeamento eólico do Estado da Paraíba evidenciou sete áreas distintas de relevante potencial, indicadas no Mapa 7.1, sendo que aproximadamente 89% do potencial estadual estimado encontram-se nas regiões da Serra e Planalto da Borborema.
Nos itens a seguir, apresenta-se uma descrição sucinta e fotografias dessas áreas, apontando-se informações específicas sobre o potencial eólico, infraestrutura existente, áreas de conservação ou de uso restrito, demografia e economia local.
É importante, no entanto, frisar que a análise da viabilidade técnica e econômica de implantação de aproveitamentos de energia eólica requer a realização de campanhas de medição anemométrica e estudos específicos de mapeamento e micrositing que confirmem e aprofundem o conhecimento sobre os locais de interesse. Ainda que os resultados apresentados neste Atlas sejam bastante representativos das condições médias anuais do vento sobre o Estado, com o mapeamento das áreas mais promissoras por meio de anemometria qualificada, bem como avançadas técnicas de modelamento e simulação numérica, variações significativas em torno da média podem ocorrer na microescala, dada a sensibilidade do recurso eólico às características locais de relevo, rugosidade e ocorrência de obstáculos.
O potencial identificado por este trabalho poderá ser aproveitado, gradativamente, nos limites de inserção do Sistema Elétrico do país. O aproveitamento da energia dos ventos pode, de modo complementar, alavancar o crescimento econômico com a exportação energética para outros estados, promovendo avanços para a qualidade de vida da população paraibana.