ÁREAS PROMISSORAS

ÁREA 1: MATARACA

Localizada no Litoral Norte do Estado, a região tem seu principal acesso pela BR-101, distando 104 km de João Pessoa, contando também com boa malha viária de responsabilidade estadual, com quatro outras rodovias. O potencial eólico concentra-se nos municípios de Mataraca e Rio Tinto, que contam uma população de 30.383 habitantes, majoritariamente urbana e com PIB combinado de 172,7 milhões de reais.

A região apresenta terreno de baixa complexidade, com destaque às falésias e dunas no litoral e planícies no interior, com altitude média de 40 metros, dedicados principalmente ao cultivo de cana-de-açúcar. Três terras indígenas, cinco unidades de conservação e áreas destinadas a assentamentos rurais são vizinhas às áreas de maior potencial.

Três subestações da ENERGISA atendem à área, servindo também como ponto de conexão aos aproveitamentos eólicos já existentes, que totalizam 63 MW de capacidade instalada. A energia é escoada por linhas em 69 kV.

A expectativa de vento médio anual (longo prazo) no local da torre Mataraca, considerada na avaliação da região, é de 7,38 m/s a 101,6 metros de altura. A capacidade instalável calculada para a região, considerando alguns cenários combinados de velocidade média anual do vento e altura de nacele, são apresentados na Tabela 7.2.


MAPA 7.2 Mapeamento eólico da região do Litoral Norte do Estado

BASE CARTOGRÁFICA: AESA[1], ANEEL[3], BRASIL ENERGIA[14], CHESF[22], DER-PB[27], DNIT[28], ENERGISA[33], GOOGLE[39], IBGE[46], [47], MMA[60], [61], ONS[71].

TABELA 7.2 Máxima capacidade de geração instalável na região de Mataraca

* CONSIDERANDO-SE AS MESMAS PREMISSAS INDICADAS NO ITEM 7.1