O ESTADO DA PARAÍBA

FIGURA 1.1 Jangada com as cores do Estado da Paraíba é propelida pela força do vento, em Cabedelo.

CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Localizado na região Nordeste, entre os paralelos 6º1’33”S e 7º9’18”S e meridianos 34º47’34”O e 38º45’56”O, o Estado da Paraíba é formado por 223 municípios, ocupando área total de 56.469,8 km² (0,66% da área nacional)+[45]. Seus limites são formados pelo Oceano Atlântico ao leste, o Estado de Pernambuco ao sul, Ceará ao oeste e Rio Grande do Norte ao norte.

O relevo é caracterizado por planícies, planaltos e depressões em formas tabulares e planas. Cerca de 90% do território situa-se abaixo dos 600 m de altitude, com as maiores elevações na região central do Estado, ao longo do Planalto da Borborema. Na faixa litorânea (117 km de comprimento), com clima tropical úmido, predominam as falésias, com altitudes não maiores que 60 m, abrigando diversas áreas de proteção integral e uso sustentável com remanescentes de Mata Atlântica. A Depressão Sertaneja domina o relevo no oeste do Estado, caracterizado pela caatinga e o clima semiárido, com elevações variando principalmente entre as cotas 100 e 400 metros.

Em função da baixa pluviosidade característica do Estado, predominam, na hidrografia, os rios intermitentes. Entre os rios perenes, destacam-se os rios Piancó e Piranhas, no semiárido, e os rios Paraíba e Mamanguape, que correm do Planalto da Borborema para o litoral do Estado. De forma a mitigar os efeitos das estações de seca, muitos açudes e barragens foram construídos ao longo do território, sendo o Açude Coremas, na cidade homônima, o principal.

A Figura 1.2 apresenta uma síntese das características geográficas do Estado da Paraíba, por meio do mosaico de imagens LANDSAT 7 ETM+ sobreposto ao modelo digital de elevação.

FIGURA 1.2 Mosaico de imagens LANDSAT 7 ETM+)[66] sobreposto ao modelo digital de elevação SRTM)[25].