II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS – LGBT da Paraíba.


Grupo cearense de percussão Tambores de Safo é destaque da abertura da Conferência LGBT

A abertura da II Conferência Estadual LGBT em João Pessoa teve como um dos destaques a apresentação na Feirinha de Tambaú do ”Tambores de Safo”, grupo de percussão formado por mulheres de Fortaleza (CE), que promove intervenções político-culturais a partir de uma consciência negra, feminista, lésbica e bissexual.

O objetivo do trabalho desenvolvido pelo grupo é fortalecer os movimentos de mulheres a partir da musicalidade e da expressão corporal. O nome Tambores de Safo representa a história do Safismo – homossexualidade feminina – quando as mulheres lésbicas eram vistas como doentes e recriminadas por isso. A partir desta etimologia surgiu a ideia de integrar o Safismo ao Safo, nome da poetisa grega cujos versos tinham como tema principal o amor entre mulheres.


Os ritmos que se destacam na apresentação são os afros nordestinos, através da utilização de instrumentos como alfaias, gonguês, caixas, ganzás, tambores, entre outros.

Exposição Fotográfica

A programação cultural de abertura da Conferência LGBT também apresentou a exposição “Simplesmente Assim”, do fotógrafo Edinaldo Costa. Uma série de fotos em preto e branco de nus artísticos de travestis de João Pessoa ficaram expostas no Hotel Ouro Branco.