João Pessoa
Feed de Notícias

Governo treina agentes da Semob que vão utilizar tecnologia de rádio comunicação digital

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019 - 16:49 - Fotos: 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) realizou, na quarta-feira (23), um treinamento com agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) que vão utilizar equipamentos do sistema de rádio comunicação digital disponibilizado pelo Governo da Paraíba. A parceria foi iniciada em dezembro do ano passado, quando um convênio foi firmado entre a Seds e a Semob, a fim de possibilitar aos agentes de trânsito do município o uso da tecnologia de rádio comunicação adquirida pelo Governo da Paraíba.

A Semob usará toda a infraestrutura de rádio implantada pela Secretaria de Segurança e ainda receberá, por empréstimo, 20 HTs de última geração adequados ao sistema. A Guarda Municipal de João Pessoa também já utiliza a rede de rádios com toda a infraestrutura disponibilizada pelo Governo do Estado. Há cerca de um ano, a tecnologia foi implantada no órgão, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das ações de segurança pública na capital paraibana.

O sistema implantado na Paraíba a partir de 2017 foi adquirido por meio de convênio com o Governo Federal e permite que as forças de segurança possam se comunicar de maneira mais ágil e segura, o que reflete em uma melhor prestação de serviço à população. Com a tecnologia, as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário, Departamento de Trânsito (Detran) e Casa Militar trabalham de forma interligada. A Polícia Rodoviária Federal também já utiliza o sistema de rádio digital.

Os equipamentos trabalham com a tecnologia TETRA. O sistema permite radiocomunicação criptografada, com 40 pontos de repetição, capaz de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade para os órgãos operativos de Segurança Pública. Ao todo, serão mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas.