O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou a primeira reunião técnica sobre as ações de saúde do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf). O encontro aconteceu, na segunda e terça-feira (20 e 21), no Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador na Paraíba (Cerest-PB) e contou com a participação de profissionais das áreas de Vigilância Ambiental e Saúde dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará, além de representantes do Ministério da Integração Nacional.
Durante o evento, foram discutidos encaminhamentos de ações de saúde da região inserida no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, com o intuito de viabilizar parcerias e propostas entre os gestores locais do Sistema de Saúde e o Ministério da Integração Nacional, responsável pela manutenção do empreendimento.
“
Tivemos uma apresentação do Programa de Transposição do Rio São Francisco. Fizemos uma reflexão junto com os Estados para que se trabalhe com os municípios a fim de que esses programas possam ser atingidos. A Paraíba já colocou dentro do seu plano anual de saúde todos esses impactos”, disse a diretora geral do Cerest-PB, Celeida Soares.
Em março deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde apresentou as ações desenvolvidas em áreas referentes à transposição do Rio São Francisco no ano de 2012. Como encaminhamento, foi proposto que a equipe da SES fizesse o reordenamento das obras da transposição. A equipe se deslocou até os municípios de Salgueiro, em Pernambuco; Cruz Santo, no Ceará e São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba. “Nesse encontro nós estamos dando as mãos para que a gente possa fazer um bom trabalho e fortalecer os municípios”, disse Celeida.


