João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde firma parceria com a SBC no controle e combate às doenças cardiovasculares

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019 - 17:50 - Fotos: 

ses firma parceria com sbcA secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, se reuniu, nesta segunda-feira (21) pela manhã, com o presidente eleito da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Dr. Marcelo Queiroga, com quem discutiu proposta de parcerias em diversas ações cujos objetivos são controlar e combater as doenças cardiovasculares que são as que mais provocam óbitos, na Paraíba.

“É muito importante a parceria com a SBC para trabalhar temas tão relevantes para a saúde dos paraibanos. A SES se compromete em oferecer todo o apoio necessário para a realização dessas atividades”, disse a secretária.

Dr. Marcelo, que é médico, cardiologista intervencionista e também faz parte do quadro do Hospital Metropolitano, explicou que as parcerias serão para as ações da Atenção Primária;  treinamentos de recursos humanos; qualificações e treinamentos das emergências cardiovasculares.

Durante o encontro, a secretária confirmou o apoio da SES para outras importantes ações, a exemplo do Programa SBC vai à Escola, que visa a prevenção da obesidade em crianças e adolescentes, por intermédio de ações como o estímulo aos hábitos saudáveis, cuidados nutricionais e combate aos fatores de risco das doenças cardiovasculares. Também será realizado, com o apoio da SES, o encontro nacional intitulado As Mulheres do Coração, com o objetivo de alertar e discutir acerca dos problemas cardiovasculares nas mulheres que também têm prevalência elevada. Será ainda uma oportunidade para chamar atenção para o papel de protagonismo da mulher na sociedade civil.

A SBC é a terceira maior sociedade médica do Brasil, em número de profissionais associados e, pela primeira vez em sua história de 76 anos, tem um paraibano eleito presidente. Segundo ele, todo tempo que estiver à frente da instituição serão realizadas atividades que tenham o objetivo de combater e controlar as doenças cardiovasculares, que são as principais causas de mortes por AVC e infarto na Paraíba e no Brasil.

“A SBC se orgulha da parceria com a SES, pois, com certeza, trará um novo cenário de assistência cardiovascular no estado da PB que já experimenta um momento especial com a instalação do seu primeiro hospital público dedicado ao atendimento das doenças cardiovasculares, líderes de mortalidade no Brasil e no mundo, que é o Metropolitano”, ressaltou.