João Pessoa
Feed de Notícias

Programas de Residência em Saúde batem recorde de inscrição e provas serão aplicadas domingo

terça-feira, 22 de janeiro de 2019 - 18:28 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), homologou as inscrições dos Programas de Residência em Saúde da Paraíba. As provas da residência acontecerão no domingo (27), em João Pessoa e em Cajazeiras. Todos os cursos começarão no dia 1º de março. No total, serão 54 residentes, dos quais 27 são residentes médicos; 25 multiprofissionais e dois uniprofissionais.

Este ano, a procura aumentou 20% e passou a marca de mil inscritos. A lista com as inscrições homologadas pode ser conferida aqui.

Para este ano, foram ofertados 10 Programas de Residências, sendo duas Multiprofissonais: uma em saúde coletiva e uma em saúde da criança; uma Uniprofissional  da Saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e sete Residências Médicas (anestesiologia, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva, ortopedia e traumatologia, pediatria e área básica de cirurgia).

Para o diretor do Cefor, Fernando Lopes, o aumento da procura demonstra o bom resultado nos programas anteriores. “Nossos programas estão sendo cada vez mais reconhecidos não só aqui na Paraíba. Percebemos que pessoas de outros estados também estão interessadas em fazer parte das nossas residências”, afirma.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional, Gilsandra Fernandes, acredita que inúmeros fatores contribuíram para o aumento do número de inscritos, sendo um deles a proposta de uma formação diferenciada. “As residências da SES vêm, ao longo do tempo, refletindo a formação, problematizando e vencendo desafios. Uma formação inovadora só tem a contribuir com a excelência na prestação de serviços. Não estamos querendo profissionais residentes para tocar serviços com mão de obra. Queremos, sim, qualificar esses espaços. Todos esses fatores têm sido um diferencial”, explica.

Os primeiros Programas de Residência em Saúde da SES surgiram em 2011. As áreas contempladas na época foram as de Residências Médicas em Anestesiologia, Medicina Intensiva e Ortopedia e Traumatologia, iniciando as primeiras turmas em 2012.