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Socioeducandos da Fundac são classificados no Enem e estão aptos a concorrer vagas no ensino superior e técnico

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019 - 17:31 - Fotos: 

I.A. é um dos muitos adolescentes que cometeram algum ato infracional em um determinado momento de suas vidas e que, atualmente, cumprem medidas nas unidades socioeducativas da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice do Almeida” – Fundac. Embora dentro desse contexto, o socioeducando teve a oportunidade de ser aluno de uma Escola Cidadã Integral e, junto com outros oito adolescentes, está apto a concorrer às vagas que o ensino superior e técnico oferecem aos classificados no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade – Enem/PPL 2018.

A Fundac, por meio do eixo Educação, inscreveu 36 adolescentes e jovens no Exame Nacional do Ensino Médio. Dos 16 que concluíram o ensino médio, nove obtiveram notas superiores a 400 pontos e foram classificados. Dentre eles, I.A., socioeducando do Lar do Garoto (Lagoa Seca), que obteve a maior média e com 527 pontos é mais um adolescente que terá a oportunidade de fazer um curso técnico ou superior, assim como L.T.S., interno do Centro Educacional do Jovem, que obteve 514 pontos e teve a segunda maior média do sistema socioeducativo do Estado.

Para Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac, garantir a participação desses jovens no Enem, é possibilitar que a juventude oriunda das camadas populares tenha igualdade de acessos ao ensino técnico e superior, que só vem sendo possível por conta da parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Ciência e Tecnologia  – SEECT, por meio das Escolas Cidadãs Integrais Socioeducativas e dos profissionais da educação com perfil exclusivo para a Socioeducação.

Segundo Noaldo Meireles, presidente da Fundac, o resultado é extremamente estimulante e comprova que investir em educação é o caminho para ressignificar a vida desses jovens. “A educação literalmente liberta. O que lamentamos é que vários desses jovens não tiveram essa oportunidade antes de cometer um ato infracional. Uma escola no modelo da Cidadã Integral Socioeducativa poderia ter evitado a chegada desses e de dezenas de outros adolescentes e jovens nos Centros de Atendimentos Socioeducativos. Parabéns ao Governo do Estado, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fundac pelo projeto de Escola e para todos os profissionais que executam esse projeto diariamente”, disse o presidente.

“Gostaria de agradecer a todos os professores que têm me ajudado durante este período que estou no Lar do Garoto, que, apesar de curto, foi suficiente para eu tirar uma nota boa e alcançar o meu objetivo que quando estava na rua, infelizmente, não consegui alcançar. Agradeço aos diretores, supervisores e funcionários da Unidade pelo apoio. Hoje eu vejo que o que aprendi aqui na escola da unidade foi suficiente para eu tirar uma nota boa e atingir meu objetivo. Foi uma experiência única. Não é a mesma coisa de estar na rua, mas, graças a Deus e ao apoio de todos, consegui isso, mesmo estando aqui dentro. Espero poder cursar o ensino superior e seguir meu caminho”, falou I.A.

“A escola no socioeducativo abriu um meio de ressocialização como um dos objetivos para os jovens, trazendo o projeto de vida como melhoria de vida, mostrando que a educação é a base de tudo na vida, dando resultado de uma vida melhor como aprendizado com os meios de esperança e expectativa de vida, mostrando que nada está perdido e que todos nós somos capazes de mais e mais… Tudo o que conquistamos devemos a escola e aos professores pela dedicação e o esforço que nos prepararam para uma nova vida”, disse L.T.S. em carta enviada pela direção do CEJ.

“Ver nossos socioeducandos dedicados e mostrando ao mundo que tudo é possível  através da educação é pura realização. Nossa prioridade sempre foi à educação, haja vista nunca poderão retirar de dentro da mente aquilo que se aprende. Parabéns a todos os envolvidos nesse lindo projeto chamado socioeducação, onde a dedicação de cada um é imprescindível nessa caminhada. Minha gratidão ao Governo do Estado, que de forma incansável investe na Educação, e à Fundac, que a cada dia qualifica mais os seus, e luta por essa missão de vida”, disse Luiz Antônio da Silva Sousa, diretor do Complexo Lar do Garoto.

Luzivone Lopes, coordenadora pedagógica do Lar do Garoto, acredita que o resultado é fruto do projeto contínuo e anual que a equipe pedagógica da Unidade Socioeducativa realiza como forma de preparação para o Enem PPL. “Uma turma exclusiva que trabalha simulados, redações, aulas de espanhol e vídeo aulas, tudo para oportunizar os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas a um projeto de vida estruturada. Estruturar esse projeto de vida dos adolescentes através do estudo é o nosso grande desafio”, enfatizou a coordenadora.

“Buscamos possibilitar o pleno desenvolvimento de suas capacidades para que, quando adultos, possam ingressar de forma mais contundente no mercado de trabalho. A meu ver, o Enem ainda estimula as famílias a explorar sonhos de um futuro mais promissor através da possível formação de seus filhos no ensino superior, bem como essas aprovações consolidam a visão que as ações dos profissionais da educação que atuam nas escolas estão no caminho certo”, concluiu Rafael Honorato.