quarta-feira, 10 de junho de 2015
Tecnologia permite que computadores controlem cérebros

20150521153915_660_420

Pesquisadores da Universidade Florida Internacional, nos Estados Unidos, publicaram uma pesquisa que mostra ser possível ativar diferentes partes do cérebro utilizando campos magnéticos.
Como os neurônios se comunicam por meio de pequenas correntes elétricas, o professor de farmacologia Sakhrat Khizroev queria descobrir se era possível induzir a ocorrência desses sinais usando um elemento externo, como um ímã.

20150609113603

Injetando, em ratos, nanopartículas eletromagnéticas que depois foram encaminhadas até o cérebro, os pesquisadores conseguiram que as partículas criassem um campo magnético gerando uma corrente elétrica entre os neurônios, após a aproximação de um ímã.

Os pesquisadores desejam agora utilizar essas nanopartículas em partes específicas do cérebro para efetivar medicamentos em partes em que eles sejam necessários. O método também seria capaz de realizar um mapeamento da atividade cerebral.

Para saber mais acesse o site: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/pesquisadores-criam-tecnologia-que-permite-que-computadores-controlem-cerebros/49023