quinta-feira, 21 de maio de 2015
Relato de Experiência do curso DST e Hepatites Virais

O curso de formação Sexualidade, Prevenção das DST/Aids e Hepatites Virais, foi oferecido na forma de Projeto Piloto no estado da Paraíba, para 300 profissionais/professores na educação, selecionados a partir do critério em que o município faz a adesão do Programa de Saúde nas Escolas – PSE. Com foco na conscientização, na prevenção das DST/Aids e das hepatites virais, sexualidade e gênero, esse projeto foi alicerçado nos resultados das experiências realizadas pela GO/DST/Aids/Hepatites Virais[1] no enfrentamento à epidemia da Aids na população de adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos através das ações do SPE. O objetivo foi atender às diretrizes estabelecidas pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) e no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), a fim de que os professores da Rede Estadual consigam se aproximar de diversos temas

dst(sexualidade, gênero, saúde sexual e reprodutiva, DST/Aids e Hepatites Virais, diversidades e direitos) que tentando diminuir as dificuldades de desenvolvê-los em sala de aula. No âmbito da metodologia científica, foi feito o acompanhamento gradual e sistemático dos alunos em sua trajetória de construção, execução, análise e finalização do trabalho/apresentação das experiências exitosas desenvolvidas do decorrer do curso. O acompanhamento se deu de forma sistemática e a avaliação foi feita ao término de cada disciplina, de modo que os aluno pudessem ter um bom trabalho de base para fazer uma reflexão teórica/prática ao final da disciplina. O curso foi realizado na modalidade de Educação a Distância (EAD), em um espaço para a inclusão social e educacional, por meio da inclusão digital. Concluímos que apesar de não estarem fisicamente próximos, foi possível – através de uma dinâmica interativa, participativa e confiável – estabelecer vínculos que possibilitaram um aprendizado significativo no decorrer de uma formação na modalidade a distancia. Portanto, a aprendizagem destes alunos/professores não foi reduzida à mera transmissão de informação, pois a metodologia de ensino adotou o pressuposto de estabelecer as relações vivas, estabelecidas na troca, no diálogo e na interatividade.

Relato de experiência do Tutor e Mediador Evandro Almeida