João Pessoa
Feed de Notícias

Governo vai implantar ações para beneficiar jovens e desempregados

quinta-feira, 16 de abril de 2009 - 14:48 - Fotos: 

A secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, disse nesta quinta-feira (16) que está implantando uma série de ações para reduzir os efeitos da  crise provocada pela desaceleração de empregos no mercado formal e a redução de 4.190 postos de trabalho na Paraíba neste mês, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em março do ano passado, foram fechados 3.505 postos de empregos, demonstrando a sazonalidade da geração de empregos durante o mesmo período do ano.

Segundo a secretária, o principal foco  das ações é atender  a população de baixa renda e os jovens. Para qualificação será lançado o programa Juventude Cidadã, que oferecerá 6 mil vagas com bolsas no valor de R$ 120,00. O edital do programa está em fase de elaboração e as inscrições deverão ser abertas a partir de maio.

Na área da construção civil, afetado pelo fechamento de 315 vagas, será realizado um convênio com o governo federal com objetivo de qualificar  participantes atendidos pelo programa Bolsa Família. “Com as obras do PAC será necessário ter pessoal qualificado para o trabalho na construção civil, mas muitos não têm qualquer qualificação. Vamos facilitar este processo através do Sine”, disse Giucélia.

Outra ação é a implementação de uma política de  inclusão produtiva por meio de apoio aos pequenos produtores   rurais, associações e cooperativas urbanas e rurais. Isso ocorrerá com apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Ciência e Tecnologia. “É um projeto que que está em fase de tramitação que vai reduzir os danos e a pobreza. Vamos injetar recursos para compra de equipamentos e máquinas e monitorar com assessoria de novos empreendimentos econômicos”, disse Giucélia.