João Pessoa
Feed de Notícias

Emater de Cubati realiza seminário sobre meio ambiente

quinta-feira, 16 de abril de 2009 - 15:02 - Fotos: 

Extensionistas da Emater-Paraíba, lotados na região administrativa de Picuí, participaram recentemente de um seminário sobre o meio ambiente, realizado pela Unidade Operativa de Extensão Rural daquele município, em parceria com a Prefeitura Municipal. O evento foi realizado no salão paroquial e contou com a participação de líderes políticos, agricultores familiares, estudantes e representantes da sociedade civil.

Os trabalhos foram presididos pelo coordenador regional da empresa da assistência técnica e extensão rural, Fernando Guedes, que abriu o seminário enfatizando a importância do encontro para a preservação do meio ambiente e sobre a necessidade da região trabalhar o tema com bastante ênfase, já que o mundo está preocupado com o presente e o futuro do planeta.

O prefeito Dimas Pereira da Silva, também presente ao encontro, destacou a parceria existente entre a Prefeitura de Cubati e a Emater, elogiando a iniciativa dos extensionistas locais em planejar ações capazes de ajudar no desenvolvimento do município e reafirmou o compromisso de todos com os agricultores familiares, dando-lhes suporte para que eles possam contribuir com o desenvolvimento da agropecuária local.

O engenheiro agrônomo Vlamink Saraiva Paiva, do escritório da Emater em Picuí, falou sobre as agressões praticadas contra o solo, causadas pelos desmatamentos, manejo inadequado no cultivo de culturas tradicionais, além das queimadas e as formas de praticas da conservação do solo.

A palestra sobre agricultura familiar ficou a cargo do engenheiro agrônomo Rui Medeiros, da Emater de Nova Floresta, que destacou as praticas agrícolas baseadas na agroecologia e disse da importância da diversificação de culturas e sobre as conseqüências do uso de agrotóxico, ressaltando a importância da fruticultura como fonte de renda para os produtores rurais que se dedicam a essa atividade.

Já o técnico agrícola Márcio José Osmir Azevedo dos Santos, da Emater de Cubati destacou a importância da água doce para o consumo humano, animal e para a agricultura e sobre as formas de poluição, contaminação e assoreamento dos rios, açudes e lagos, além dos desperdícios e sobre as formas de capitação e armazenamento da água da chuva.

Após as palestras, os participantes do encontro, divididos em três grupos, procuraram identificar os principais problemas ambientais de Cubati e as possíveis soluções. Baseado nos trabalhos apresentados, o agricultor Edmílson Ferreira, que trabalha no sítio Belo Rancho e que tem se revelado um agricultor que executa praticas agroecológicas, deixou uma mensagem aos presentes destacando os benefícios que vem obtendo com o trabalho em sua propriedade e a sua preocupação de vê-lo disseminado em todo município de Cubati.

No enceramento do encontro foi realizada uma ação simbólica de combate aos efeitos do aquecimento global, com a distribuição de mudas frutíferas e arbóreas com todos os presentes. Na ocasião, os extensionistas enfatizaram que o foco das ações de assistência técnica e extensão rural são baseados nos princípios da agroecologia e que o sucesso desse trabalho depende do compromisso de todos na promoção de um desenvolvimento sustentável.