João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros desenvolvem atividades em escolas estaduais

terça-feira, 14 de abril de 2009 - 12:09 - Fotos: 

As atividades desenvolvidas pelos estudantes da Escola Estadual Solon de Lucena, em Campina Grande, através do Projeto Bombeiro na Escola, foram concluídas nesta terça-feira (14).
 
Durante o treinamento, os alunos do 9º ano participaram das aulas da disciplina "Combate a Incêndio", ministrada pelo tenente Ramalho e subtenente Nogueira. Os estudantes, através de uma série de experiências, aprenderam que o incêndio caracteriza-se pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra.
 
Na próxima segunda-feira (20), os alunos da Escola Poetisa Vicentina Vital do Rego, também de Campina Grande, participam das aulas da disciplina "APH – Atendimento Pré-Hospitalar", ministrada pelos instrutores capitão Fábio e o sargento Laelson. A mesma disciplina também será aplicada no dia 22, na Escola Sólon de Lucena.
 
O projeto Bombeiro na Escola tem como público alvo os estudantes do 9° ano do ensino fundamental, que estão tendo a oportunidade de conhecer as noções essenciais acerca de como agir diante de acidentes que requeiram ações do Corpo de Bombeiros, despertando a importância da prevenção.
 
Ao participar das atividades, o aluno também passa a conhecer as quatro classes de incêndio, identificadas pelas letras A, B, C e D: Classe A – Quando o fogo atinge materiais sólidos que deixam resíduos, como madeira, papel, tecido e borracha; Classe B – Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis; Classe C – Classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade; Classe D – Classe de incêndio, que tem como combustível os metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio.