João Pessoa
Feed de Notícias

Emater quer desenvolver cadeia de mel em Itaporanga

terça-feira, 14 de abril de 2009 - 15:52 - Fotos: 

Uma reunião, com o objetivo de acertar detalhes de um projeto sobre o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel na região de Itaporanga aconteceu no inicio de abril na unidade operativa da Emater daquele município. Participaram do evento, além de produtores rurais, representantes do Sebrae, do Banco do Brasil, da cooperativa dos apicultores de Itaporanga e técnicos da Emater/Paraíba.

Segundo o extensionista Elton José da Cunha, gerente da Unidade Operativa de Itaporanga, por se tratar de uma atividade de grande potencial para o desenvolvimento do Estado, é necessário desenvolver ações em parceria com diversas instituições da região, visando fomentar o desenvolvimento da apicultura no Vale do Piancó.

Durante a reunião foi tratada a elaboração de um projeto para construção de uma casa de mel no município, a ser encaminhado à Fundação do Banco do Brasil, que deverá financiar essas atividades na região. A produção deverá atingir 20 toneladas/ano, beneficiando diretamente 19 municípios do sertão paraibano. Atualmente, segundo os técnicos envolvidos com a atividade apícola na região, a produção gira em torno de cinco toneladas/ano.

A Emater-PB já vem apoiando o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel na região, colaborando inclusive com a implantação de áreas coletivas de produção, também conhecida como apiário coletivo, e contribuído nessa forma, para o aumento do número de produtores cooperados, que já são 23 e deverá chegar a 50 no Vale do Piancó. Estas áreas são propriedades privadas que terão espaços coletivos de produção para apiários.

A orientação da Emater, segundo o seu presidente Hermano Araújo, é estimular os pequenos agricultores que não dispõem de área suficiente a se engajar na atividade apícola, uma vez que a região do Vale do Piancó é bastante propícia.

Para o apicultor Francisco de Lima Carneiro essa é uma atividade muito boa e está despertando interesse entre os produtores rurais da região, que estão alcançando bons resultados com a experiência, graças à ação de parceiros como Sebrae, Emater e Banco do Brasil, que tem apoiado o desenvolvimento de suas atividades no Vale do Piancó.