João Pessoa
Feed de Notícias

Colaboradores do Hospital de Trauma participam de treinamento sobre Reanimação Cardiopulmonar

sexta-feira, 20 de abril de 2018 - 11:59 - Fotos:  Secom-PB

20180419 145746 270x202 - Colaboradores do Hospital de Trauma participam de treinamento sobre Reanimação CardiopulmonarOs profissionais da área assistência, do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, participaram no auditório da instituição, de um treinamento sobre Reanimação Cardiopulmonar – RCP. A capacitação visou qualificar os colaboradores na identificação prévia de uma parada cardiorrespiratória, bem como a melhoria na qualidade e do desempenho no atendimento as vítimas.

Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de atualizarem e esclarecerem dúvidas sobre os conceitos teóricos e práticos dos protocolos de RCP, além de analisarem e verificarem suas ações em situações extremas, exemplificadas pelo palestrante, por meio de casos de estudo.

De acordo com o palestrante, o enfermeiro socorrista e técnico em anestesiologia, Allyson Adriano Araújo, a identificação precoce da parada cardiovascular dão a vítima 80% de chance de sobrevida. “Em casos de parada cardíaca, quanto mais rápido for identificado e feito às manobras de RCP, esse paciente tem uma chance de recuperação de até 80%. Daí a importância das qualificações e buscas por conhecimento, pois cada segundo pode ser revertido na salvação de uma vida”, destacou.

A técnica de enfermagem, Ana Maria Pereira, enfatizou que as ações de qualificações engradecem os trabalhos que são desenvolvidos dentro da instituição. “Gostei muito do treinamento, além de atualizar as nossas práticas, deu novas  dicas para  a identificação mais rápida e precisa  da parada cardiorrespiratória. Trabalhamos em hospital de urgência e emergência e tudo que possa dar mais eficácia  e eficiência em nossas praticas é de extrema importância”, concluiu.

A reanimação cardiopulmonar (RCP) ou reanimação cardiorrespiratória (RCR) é um conjunto de manobras destinadas a garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa para (parada cardiorrespiratória). Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, esses órgãos acabam por entrar em necrose, pondo em risco a vida da pessoa.