João Pessoa
Feed de Notícias

Governo debate controle da natalidade de cães e gatos com representantes de ONGs da Paraíba

quinta-feira, 7 de junho de 2018 - 10:11 - Fotos:  Carol Andrade

Foto Carol Andrade Foto Carol Andrade IMG 3026 270x180 - Governo debate controle da natalidade de cães e gatos com representantes de ONGs da ParaíbaA Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, se reuniu, nessa quarta-feira (6), com representantes de Organizações não Governamentais (ONGs) das quatro Macrorregiões, para apresentar estratégias para o controle de natalidade de cães e gatos. O encontro aconteceu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), em João Pessoa.

A representante da ONG Adota Campina, Barbara Barros, elogiou a iniciativa do Estado e agradeuceu à equipe da SES pelo empenho em levar adiante uma demanda vinda do Orçamento Democrático. “É uma satisfação estar aqui. Hoje, vamos conseguir unir defensores e avançar com a Paraíba. Precisamos entender a dimensão desse momento. O Governo do Estado está chamando a sociedade civil para dialogar sobre uma política importante”.

Foto Carol Andrade Foto Carol Andrade IMG 2976 270x180 - Governo debate controle da natalidade de cães e gatos com representantes de ONGs da ParaíbaPara a gerente executiva em Vigilância e Saúde, Renata Nóbrega, a reunião foi bastante positiva, pois abriu um diálogo com as representações das ONGs. “Essa é uma demanda que já vem do Orçamento Democrático, mas ela precisa ser casada com a nossa programação anual de saúde”, completou.

Ao fim da reunião, foi formada uma comissão com representações das ONGs das 4 Macrorregiões da Paraíba para reavaliar, junto com profissionais da SES (Vigilância em Saúde, Vigilância Ambiental, área técnica, setor jurídico), como o processo será conduzido, a partir de agora, com relação à castração de animais.

Foto Carol Andrade Foto Carol Andrade IMG 3003 270x180 - Governo debate controle da natalidade de cães e gatos com representantes de ONGs da ParaíbaEstiveram presentes, a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, os deputados estaduais, Hervázio Bezerra e João Gonçalves, o presidente da Comissão de Direito Animal da OAB PB, Francisco José Garcia, a representante da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN-PB), Paula Frassinete, e representações de 15 ONGs.