João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros discute ações de prevenção ao suicídio com Ministério Público

quinta-feira, 7 de junho de 2018 - 10:20 - Fotos:  Secom-PB

Reunião Bombeiros MPPB 3 270x179 - Corpo de Bombeiros discute ações de prevenção ao suicídio com Ministério PúblicoNa última terça (5), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) participou de uma reunião convocada pelo Ministério Público (MP), para discutir os serviços públicos no enfrentamento ao aumento dos casos de suicídio e tentativa de suicídio, na Capital. O encontro, que aconteceu na Sala de Sessões dos Colegiados do MP, contou com as presenças do coordenador do Núcleo de Políticas Públicas do MP, procurador Valberto Lira; do procurador da República José Guilherme Ferraz, além de representantes da Secretaria de Saúde de João Pessoa, do Hospital Edson Ramalho, Hospital de Valentina, Hospital Arlinda Marques e do Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Na ocasião, o MP designou a incumbência para o CBMPB apresentar os números dos casos atendidos pela Secretaria do Estado da Segurança e da Defesa Social (SESDS) e os dados do mapa da violência acerca dos óbitos por suicídio na Paraíba. A corporação também apresentará o planejamento de formatação da doutrina para atendimento a crise de tentativa de suicídio para equipes de emergência.

Ainda foi debatido sobre a notificação dos casos de tentativa de suicídio e o funcionamento da rede de urgência e emergência frente a esses eventos. A gerência de assistência básica a saúde de João Pessoa discutirá sobre os casos atendidos pela Rede de Atenção Básica.

Reunião Bombeiros MPPB 1 270x156 - Corpo de Bombeiros discute ações de prevenção ao suicídio com Ministério PúblicoDiante desta discussão, a Secretaria de Saúde irá propor ações de combate com campanhas preventivas e o Conselho Regional de psicologia terá como meta estruturar a cartilha para prevenção ao suicídio.

A audiência compõe o Procedimento Administrativo nº 268/2018, que foi instaurado pela Promotoria de Saúde para acompanhar o atual quadro de suicídio registrado na Capital, bem como, para fiscalizar a implantação da Portaria nº 3.491, de 18 de dezembro de 2017, do Ministério da Saúde, a qual institui incentivo financeiro de custeio para desenvolvimento de projetos de promoção da saúde, vigilância e atenção integral à saúde, direcionados para prevenção do suicídio no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS).