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Hortas enriquecem aprendizado e promovem alimentação saudável nas escolas estaduais da Paraíba

terça-feira, 9 de outubro de 2018 - 10:18 - Fotos:  Secom-PB

Escola Estadual de Ensino Fundamental Calula Leite Conceição 11 270x202 - Hortas enriquecem aprendizado e promovem alimentação saudável nas escolas estaduais da ParaíbaAlém das salas de aulas, professores e alunos da Rede Estadual de Ensino adotaram as hortas como espaço adicional para o ensino das disciplinas como Ciências, Geografia, Biologia e Matemática. Cebolinha, tomates, couve, alface, coentro, acerola, mamão, macaxeira, batata doce, beterraba, cereja, plantas medicinais: hortelã, cidreira e capim santo são cultivados nas escolas, incluindo a criação de peixes.

São exemplos dessas práticas de cultivos a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campo Sementes e Mudas, em Cruz do Espírito Santo; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, em Picuí; Escola Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité; Escola Estadual de Ensino Fundamental Calula Leite, em Conceição. 

Valorizando o lugar: Educação do Campo é inserida na escola de zona rural

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campo Sementes e Mudas, localizada na zona rural de Cruz do Espírito Santo, passou por um processo de superação. Encontrou no projeto da horta o suporte para inovar as práticas pedagógicas, oferecendo aos alunos um ensino de qualidade e mostrando a importância dos hábitos e costumes do campo por meio da implantação.

see horta escolar aumenta o aprendizado e enriquece a alimentacao dos alunos foto Diego Nobrega 11 270x178 - Hortas enriquecem aprendizado e promovem alimentação saudável nas escolas estaduais da ParaíbaPara realizar as atividades na horta, a escola teve o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), que fez parceria com a professora Socorro Xavier Batista do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a formação dos professores em Educação do Campo e o Instituto Federal, Ciência e Tecnologia (IFPB) Campus João Pessoa. Uma parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) com a SEE, que distribuiu 120 laboratórios de ciências aplicadas em escolas da Rede Estadual, apoiou o projeto disponibilizando kit solar para a economia de energia.

Os alunos da escola são filhos de agricultores e canavieiros. O intuito dessa parceria foi adaptar à realidade local, valorizando aquilo que faz parte da vida dos alunos e de suas famílias.

Nos 11 canteiros são cultivados pelos alunos: cebolinha, tomate, couve, alface, coentro, acerola, hortelã e mamão. Após a colheita, os alimentos são utilizados nas refeições da escola e distribuídos para alunos e professores, incentivando a alimentação saudável livres de agrotóxicos. Além da horta, um espaço foi separado para a piscicultura, que conta com a criação de 10 peixes. A água do aquário também é utilizada para a irrigação das plantas.

A horta se tornou um espaço de aprendizagem, onde todos os professores ministram aulas incorporando o projeto nas práticas cotidianas da escola. O trabalho na horta envolve os 254 alunos da escola, mas são os alunos do Ensino Médio que preservam a horta irrigando e trazendo adubos. Para isso foi elaborado um cronograma para plantação, colheita e manutenção.

Aplicar a horta como sala de aula motivou os discentes trazendo a compreensão dos conteúdos das disciplinas, e os fez valorizar mais a escola por verem a dedicação dos professores e gestão no aprendizado de cada um deles.

A aluna do 1º ano do Ensino Médio Letícia de Fátima aprecia a escola pelas aulas práticas. “Aqui é uma sala de aula integrada, o que é discutido em sala realizamos na horta. Com ajuda dos professores, aprendemos todas as matérias”, disse.

Iranildo de Castro é aluno do 8º ano. Morava numa comunidade distante da escola, mesmo assim ele não desistiu de estudar. “Onde eu morava tinha a dificuldade de transporte, surgiu a oportunidade de estudar no Campo Sementes e Mudas, por isso mudei para a casa da minha irmã. Gosto de plantar, colher e irrigar as plantas. A horta ajuda no aprendizado de todas as disciplinas, quando terminar a escola pretendo fazer uma faculdade de agronomia”, falou. 

see horta escolar aumenta o aprendizado e enriquece a alimentacao dos alunos foto Diego Nobrega 9 270x178 - Hortas enriquecem aprendizado e promovem alimentação saudável nas escolas estaduais da ParaíbaProjetos – Além do projeto que insere a horta como espaço de aprendizagem, os professores de Matemática e Biologia estão trabalhando dois projetos dentro do contexto da Educação do Campo.

No projeto ‘O ensaio da matemática aplicado com base em atividades produtivas dos pais dos educandos’ a professora leva os alunos para a lavoura (ambiente de trabalho dos pais). Lá é realizada a aula de matemática, aumentando o rendimento dos alunos, prestigiando o trabalho dos pais.

O outro projeto é ‘O ensino e aprendizagem da biologia em consonância com a educação do campo sob a perspectiva da sustentabilidade’, que surgiu para diminuir as dificuldades nos conteúdos de Biologia, promovendo a prática da sustentabilidade, por meio da utilização de materiais recicláveis dentro da escola.

O aluno Anderson Uchôa, do 9º ano, sempre se dedica nas atividades. “O que eu aprendo aqui posso fazer em casa. Para mim é um incentivo, me evolvo com todos os projetos da escola, quando terminar quero ser professor de matemática”, observou.

Para o professor de Ciência e Biologia Iranildo de Castro, o projeto avançou o conhecimento dos alunos. “Os desafios são grandes, mas quando conseguimos aliar teoria e prática e ver resultados é uma sensação de satisfação e dever cumprido” disse.

A professora de Matemática Rejane do Nascimento percebeu que o desenvolvimento cognitivo dos alunos após as aulas práticas é bastante eficaz. “Com as aulas práticas os alunos conseguiram sanar as dificuldades e entender o conteúdo com mais facilidade. É um trabalho árduo e cansativo, mas quando vejo os olhos dos alunos brilhando de satisfação, mostra que vale a pena todo esforço. Um trabalho maravilhoso! ”, enfatizou.

A melhoria do espaço coletivo por meio dos projetos realizados dentro da escola afetou diretamente o bem-estar dos alunos, professores, diretoria e familiares, além da comunidade próximo da escola, aumentou a capacidade de aprendizado do aluno e melhorou a convivência com eles. Hoje as práticas pedagógicas da escola estão sendo reconhecidas e o número de estudantes vem aumentando. 

Mini estação Aquapônica promove baixo consumo de água na escola

see horta escolar aumenta o aprendizado e enriquece a alimentacao dos alunos foto Diego Nobrega 2 270x178 - Hortas enriquecem aprendizado e promovem alimentação saudável nas escolas estaduais da ParaíbaA Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felipe Tiago Gomes, em Picuí, desenvolveu o projeto ‘Horta escolar FTG: produzindo saberes e sabores’. A iniciativa do professor de Biologia Tiago Anderson teve o intuito de atuar na revitalização e transformação dos espaços da escola sem utilização, que normalmente acumulam mato, em espaços de cultivo e socialização.

O projeto é realizado com todos os alunos da escola, sendo o maior envolvimento com os alunos do Ensino Médio que auxiliam na irrigação, organização e conservação da horta. Os canteiros estão espalhados pela escola, onde são cultivados coentro, beterraba, cereja e as plantas medicinais hortelã, cidreira e capim santo. Além do principal, que fica na entrada com as iniciais FTG no cultivo de alface.

A proposta é utilizar a horta e plantas para atividades pedagógicas com todas as disciplinas, além de conscientizar os alunos sobre práticas alimentares promotoras de saúde e bem-estar com consumo de alimentos livres de agrotóxicos e agroquímicos na merenda da escola.

Com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus de Picuí, foi construído um minhocário para auxiliar na produção de mudas e manutenção das hortas. A parte que os alunos mais gostam é a hora da colheita e o momento em que eles fazem a degustação dos alimentos colhidos na hora do almoço.

A região semiárida limita o consumo de água, tornado um problema para o desenvolvimento do projeto de hortas. Pensando em uma solução sustentável, o professor Thiago implantou uma mini estação Aquapônica: um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso do solo, com as raízes submersas na água).

Essa técnica trouxe a toda comunidade escolar uma reflexão sobre o consumo consciente de água, evidenciando que é possível produzir sem desperdiçar. Promoveu o aproveitamento e baixo consumo de água, aliado ao fato de poder produzir peixes e hortaliças de forma simultânea. 

Professora do Gira Mundo adota na escola estrutura de horta israelense

Escola Estadual de Ensino Fundamental Calula Leite Conceição 13 270x202 - Hortas enriquecem aprendizado e promovem alimentação saudável nas escolas estaduais da ParaíbaO projeto ‘Hortódromo Ecit’ foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica José Jornalista Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, por meio de uma disciplina eletiva com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio para construção de hortas.

A iniciativa foi da professora de Biologia Elisângela Costa, que leciona a disciplina Técnica de Responsabilidade Ambiental. Segundo a professora, os estudantes se organizaram em grupos para se responsabilizarem pela construção e manutenção de uma horta, utilizando garrafas pets para demarcação dos canteiros.

O projeto está na fase do plantio. A princípio, o cultivo é de alface, coentro, cebolinha, pimenta, tomate e couve. A horta compõe sete canteiros e outro com o nome Ecit. Porém a horta vai passar por alterações. A meta do projeto é utilizar a horta para conteúdos pedagógicos, evidenciando a importância de uma alimentação saudável.

Após experiência vivenciada em Israel, a professora Elisangela Costa pretende colocar em prática na escola os conhecimentos adquiridos pelo programa Gira Mundo, construindo com os alunos uma horta sem canteiro, que é a estrutura israelense. O estilo inovador facilita o trabalho, tornando a horta um laboratório de boas experiências e vivências para a comunidade escolar.

Uma das maiores preocupações da Escola é a utilização da água, por ser uma região de escassez. Contudo, a meta do projeto é adequar a irrigação das hortas com técnicas sustentáveis e usar as hortaliças nas refeições da escola.

O projeto tem o objetivo de despertar nos estudantes a importância do papel estratégico que devem desempenhar na construção de um mundo sustentável, instigando-os a pensarem e vivenciarem assuntos relacionados ao meio ambiente, transformando-os em verdadeiros cidadãos ativos.

“Ações dessa natureza contribuem com o desenvolvimento intelectual e social dos alunos, promovendo responsabilidade e iniciativa que trazem habilidades para serem empreendedores, tornando-os protagonistas no processo de construção do conhecimento”, afirma a professora. 

Horta na escola estimula alimentação saudável

see horta escolar aumenta o aprendizado e enriquece a alimentacao dos alunos foto Diego Nobrega 3 270x178 - Hortas enriquecem aprendizado e promovem alimentação saudável nas escolas estaduais da ParaíbaVisando a terra fértil que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Calula Leite, em Conceição, possui, o professor de História Francisco de Souza tomou a iniciativa de elaborar o projeto ‘Horta na escola’, com o objetivo de estimular hábitos de alimentação saudável e cuidado com a natureza.

O projeto envolveu os alunos do 7º, 8º e 9º ano, que criaram canteiros para as plantações. A escola cultiva cenoura, macaxeira, batata doce, alface, coentro e pimentão, que são colhidos e utilizados na escola para o almoço dos estudantes.

Para Francisco, a horta é um campo vasto de aprendizagem e um espaço onde os professores de diferentes disciplinas aplicam métodos atrativos de aulas. O projeto trouxe conhecimento práticos para a produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e potencializou os saberes e fazeres da coletividade na manutenção e cultivo da horta.