João Pessoa
Feed de Notícias

Conselho Universitário da UEPB cria novos cursos de Mestrado

terça-feira, 7 de abril de 2009 - 18:15 - Fotos: 

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual da Paraíba aprovou, nesta segunda-feira (06), a criação de quatro novos mestrados. Os cursos são em Comunicação Regional, Ciências Agrárias, Farmácia e Ecologia e Conservação, que integrarão uma grade composta por outros nove programas oferecidos pela instituição.

O passo seguinte para a implantação dos mestrados é a submissão das propostas dos cursos à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES, para a análise e o posterior enquadramento no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Para Marcionila Fernandes, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, “a criação de mais esses programas, além dos outros que estão sendo desenvolvidos, significa a caminhada da UEPB rumo à maioridade acadêmica, conquistada por meio da consolidação da pesquisa e da formação de recursos humanos de alto nível”.

NOVOS CURSOS – Dos cursos recém-criados, há um destaque para o de Comunicação Regional, que vem ocupar parte da lacuna deixada pelos poucos cursos oferecidos no Brasil e, principalmente, no Nordeste, trazendo um foco de preocupação específico que é a regionalização midiática e suas implicações na cultura, na política, no desenvolvimento das regiões em suas diferentes dimensões.

A proposta acadêmica do mestrado em Comunicação parte do pressuposto de que não há melhor laboratório para a observação do fenômeno comunicacional do que a região. É a partir dela que se materializam as formas populares, alternativas, comunitárias, locais, cotidianas, étnicas e cidadãs de comunicação; sejam arcaicas ou pós-industriais, localizadas ou de características globais.

O mestrado em Ciências Agrárias envolve uma associação com a Embrapa/Algodão, ampliando um antigo diálogo com a UEPB, que reconhece a importância da Ciência e Tecnologia para viabilizar o planejamento, a inovação e a competitividade de cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento de regiões específicas do semi-árido nordestino.

Além disso, o mestrado está inserido na proposta da Embrapa algodão em formar profissionais altamente capacitados para incrementar pesquisas, desenvolvimento tecnológico e suas transferências para a produção de culturas para o biocombustível e para a agricultura familiar

O mestrado em Farmácia nasce fortalecido pelo curso de graduação e dois cursos de especialização em parceria com o Ministério da Saúde, vindo a atender uma demanda reprimida ou que tem migrado para outras regiões do país, tendo em vista a pouca oferta de cursos nessa área no Nordeste.

A área de Ciências Farmacêuticas tem sido considerada prioritária no âmbito das políticas industriais do Governo Federal, tendo em vista a necessidade de profissionais capacitados em fármacos e medicamentos
Já o Programa de Mestrado em Ecologia e Conservação compõe o esforço da UEPB em incrementar o ensino e a pesquisa de elevada qualificação na área de ecologia e meio ambiente, com foco na conservação da biodiversidade e atuação em sistemas do semi-árido, costeiro e marítimo do Nordeste brasileiro.

O programa visa atender a crescente demanda por profissionais, que compreendendo as questões específicas dessa área, proponham soluções para os desafios na área de ocupação e exploração dos recursos naturais do Nordeste.