João Pessoa
Feed de Notícias

Lacen-PB promove Oficina de Melhoria da Qualidade das Amostras Biológicas

terça-feira, 17 de abril de 2018 - 17:33 - Fotos: 

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) promove nesta quinta-feira (19), das 8h às 16h, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), em João Pessoa, uma ‘Oficina de Melhoria da Qualidade das Amostras Biológicasfase pré – analítica’. A capacitação será direcionada aos profissionais que atuam na coleta, acondicionamento e transporte de amostras, dos serviços nos municípios prioritários, devido à quantidade e qualidade do volume, das 1ª (João Pessoa), 2ª (Guarabira), 6ª (Patos) e 12ª (Itabaiana) Gerências Regionais de Saúde, além de técnicos da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

“O objetivo da oficina é garantir a qualidade das amostras e, consequentemente, dos resultados, minimizando as não conformidades  na fase pré-analítica, quando são detectados 70% dos erros dos resultados de exames”, disse a diretora técnica do Lacen-PB, Lúcia Cristina de Aguiar.

 

De acordo com a programação, as palestras serão proferidas pelos técnicos do Lacen-PB sobre ‘Controle da qualidade na fase pré-analítica’, com Lúcia Cristina de Aguiar; ‘Melhoria da qualidade das amostras biológicas – setor de bacteriologia’, com João Rogério; ‘Melhoria da qualidade das amostras biológicas – setor de imunologia e virologia’, com Dalane Loudal e ‘Melhoria da qualidade no cadastro do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)’, com Josy Mariano.

 

GAL é um sistema informatizado desenvolvido pelo Datasus/MS para os laboratórios de saúde pública que realizam exames de notificação compulsória, conforme a Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016, das amostras de origem humana, animal e ambiental de média e alta complexidades.

 

Entre os serviços com profissionais que participarão, estão os Hospitais Edson Ramalho, Emergência e Trauma, Arlinda Marques, Clementino Fraga, Maternidades Frei Damião e Cândida Vargas, Hospital do Valentina, Ortotrauma e Unidades de Pronto atendimento (UPA), dos bairros do Valentina, Manaíra e Cruz das Armas, todos na capital. Ainda estarão presentes profissionais do Hospital Infantil Noaldo Leite, Hospital Regional, Maternidade Peregrino Filho e UPA/Laboratório Municipal, todos em Patos.