João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado realiza mobilização em apoio ao Programa Cultura Viva

domingo, 17 de abril de 2011 - 10:17 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB
navio_pacific_foto_frança_1775

O programa vai democratizar o acesso à cultura e incentivar a produção regional

Em consonância com os demais estados brasileiros, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza nesta segunda-feira (18) uma mobilização em favor da aprovação do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. A atividade acontece a partir das 15h, na Assembleia Legislativa, e contará com a presença de artistas, produtores, ativistas e gestores culturais.

A previsão é que aproximadamente 4 mil Pontos de Cultura em todo o país realizem mobilizações estaduais, apoiando a aprovação do Projeto de Lei 757/2011, que se encontra em tramitação no Congresso Nacional e prevê a implantação do Programa Cultura Viva enquanto política cultural de Estado.

Na Paraíba os representantes dos Pontos de Cultura e órgãos gestores se reúnem com o vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Edmilson Soares (PSB). Eles vão entregar uma Carta de Compromisso que solicita à Casa de Epitácio Pessoa a formulação de uma Moção de Apoio pela aprovação do Programa Cultura Viva e o envio do documento à bancada paraibana no Congresso Nacional.

A mobilização na Paraíba conta com o apoio da Rede de Pontos de Cultura e suas 64 organizações, além da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Assembleia Legislativa.

Cultura Viva – O Programa foi criado em 2005 pela Secretaria de Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura, e nasceu apoiado na premissa constitucional de que o Estado deve oferecer a todos os cidadãos o pleno exercício dos direitos culturais e democratizar o acesso aos bens e ao patrimônio cultural brasileiro.

Nos últimos seis anos, o Cultura Viva reconheceu, potencializou e conectou em rede cerca de 4 mil organizações culturais do Brasil através dos Pontos de Cultura,  iniciativas  que beneficiam diretamente cerca de 8 milhões de brasileiros e brasileiros, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA/2010.