Cerca de 50 técnicos em turismo e gestores públicos participaram nesta segunda-feira (30), no auditório da PBTur, do Workshop de Marketing sobre Destinos Turísticos. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo e Instituto Cia do Turismo, teve como intuito apresentar exemplos reais de estratégias, aplicações e resultados em marketing e promoção turística no Brasil.
A capacitação está sendo realizada em 20 dos 65 destinos indutores do país. De acordo com os organizadores, o evento tem como objetivo principal orientar os gestores públicos, parceiros empresariais e a comunidade a entender formas inovadoras na atuação de comunicação e promoção turística do destino de forma cooperada e integrada.
No seminário, as consultoras em Turismo e Hospitalidade do Instituto Cia. do Turismo, Simone Scorsato e Jaqueline Gomes abordaram entre outras questões o marketing como ferramenta para a competitividade dos destinos; a relação entre marketing, turismo e hospitalidade; planejamento do marketing turístico para o desenvolvimento do turismo competitivo e com qualidade.
Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, o marketing turístico e o planejamento são ferramentas estratégicas para a competitividade dos destinos nos mercados. “É muito importante a participação do ‘trade’ turístico local nesse evento, em especial porque é mais uma oportunidade em aprendermos muito mais de marketing em nosso segmento”, avaliou.