Dois dias depois se apresentar no Rock in Rio, a banda Paralamas do Sucesso esteve na Praça do Povo do Espaço Cultural para um show que encerrou a Semana Nacional de Trânsito, na Paraíba. Este ano, a Semana o evento buscou usar o poder de mobilização das atividades culturais para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de construir um trânsito humanizado e sem violência. O valor do ingresso do show dos Paralamas foi 1kg de alimento não perecível. A arrecadação, cerca de oito toneladas, será doada às vítimas das enchentes e outros necessitados em trabalho que será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano.
O vocalista Herbert Viana, que é paraibano, disse que se sentia realizado voltando à Paraíba para divulgar aos motoristas uma mensagem de respeito social: “É importante divulgar a ideia de que bebedeira e volante não devem ser celebrados”, afirmou o artista, pouco antes da apresentação musical.
O governador Ricardo Coutinho, presente no evento, destacou a interiorização das ações e a utilização de espetáculos de música, teatro e dança para transmitir mensagens educativas de trânsito. A campanha educativa, que acontece anualmente de 18 a 25 de setembro, pela primeira vez foi aberta no interior do Estado.
Outras atrações – Na Praça do Povo, foram montadas ilhas temáticas onde aconteceram apresentações sequenciadas de música, teatro e dança que abordaram o tema da campanha 2011 – “Pare, Pense, Mude”. O circuito Trânsito com Arte apresentou duas sessões diárias e recebeu a visita de alunos de escolas públicas e particulares agendados pelo Detran. Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran também realizou blitzen educativas para distribuição de panfletos da campanha e conscientização dos motoristas e pedestres.
Na sede do órgão, em Mangabeira, foram prestados serviços de saúde com a participação de funcionários do Hospital de Emergência e Trauma e do Distrito Sanitário de Mangabeira.
Reconhecimento - As atividades da Semana Nacional de Trânsito realizadas na Paraíba foram reconhecidas por coordenadores da campanha ligados ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Ministério das Cidades.
Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, o diferencial da Paraíba foi recorrer às atividades artísticas para difundir as mensagens educativas de trânsito ao mesmo tempo que se valorizou artistas paraibanos e as raízes culturais locais.