João Pessoa
Feed de Notícias

Processo Judicial Eletrônico é implantado na Defensoria Pública de Itabaiana

terça-feira, 23 de agosto de 2011 - 18:46 - Fotos: 

Mais uma unidade piloto na Paraíba do Processo Judicial Eletronico (PJe) foi implantada esta semana. Desta vez, foi na 2ª Vara da Comarca de Itabaiana. Desde segunda-feira (22), os dois defensores públicos que respondem pela Comarca estão peticionando as ações de forma totalmente virtual, pela internet. A primeira petição eletrônica realizada no local foi  acompanhado pelo subdefensor geral do Estado, Charles Pereira Gomes, e o presidente do Tribunal do Justiça, Abraham Lincoln da Cunha Ramos.

Em Itabaiana, 80% dos processos em tramitação na Justiça Estadual são propostos pela Defensoria Pública. “A partir de agora, teremos um sistema processual mais célere, pois o defensor peticiona e envia na mesma hora para o cartório, que faz a distribuição ao juiz de forma online. Os nossos defensores, Luis Guedes e Pedro José da Silva, passaram por um treinamento ministrado pela Gerência de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública e estão preparados para operar o novo sistema”, disse Charles Pereira.

O PJe é um sistema que está sendo implantado pelo Tribunal de Justiça do Estado e permite que toda a tramitação processual seja feita sem utilização de papel. Em julho passado, o defensor público Alexandre Moura Ribeiro fez a primeira petição virtual, quando o Processo Judicial Eletrônico foi instalado na 3ª Vara Mista de Bayeux. “A Paraíba está de parabéns, pois está saindo na frente na implantação do processo eletrônico, e a Defensoria Pública, por sua vez, dará uma resposta mais rápida à população, já que todo o procedimento de tramitação será muito mais acelerado”, finalizou o subdefensor geral.