João Pessoa
Feed de Notícias

Governador discute localização da nova sede da AACD

terça-feira, 27 de setembro de 2011 - 16:48 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O presidente da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), Eduardo de Almeida Carneiro, afirmou que são grandes as chances de a Paraíba receber a nova sede da instituição, diante do comprometimento do governador Ricardo Coutinho e da prefeitura de Campina Grande em atender os requisitos necessários.

A cidade contemplada com a AACD, entre as quatro finalistas no país, será conhecida no dia 22 de outubro, durante exibição do programa Teleton, no SBT. “Temos esperança de que haverá mais uma unidade no Nordeste. Os entendimentos neste sentido estão sendo bem encaminhados, com as garantias do governo”, completou Eduardo Almeida.

A instalação de uma unidade da AACD em Campina Grande foi discutida durante reunião na manhã desta terça-feira (27), entre o governador Ricardo Coutinho, Eduardo Almeida, o vice-presidente da AACD, Luiz Eduardo Reis, e os diretores João Octaviano e Luiz Oberdan.

O senador eleito Cássio Cunha Lima, o vice-governador Rômulo Gouveia, a secretária executiva de Saúde do Estado, Claudia Veras, e a secretária de Saúde de Campina Grande, Tatiana Medeiros, também participaram do encontro. Na ocasião, o governador apresentou uma área do Estado destinada à construção da AACD.

Terreno – Ricardo Coutinho anunciou que vai encaminhar para a Assembleia Legislativa da Paraíba um projeto de lei pedindo autorização para a doação de um terreno de 4.044,98 m², destinado à construção da AACD. O terreno fica no bairro de Bodocongó, nas imediações das universidades Estadual e Federal, em Campina Grande. “Estamos firmes para receber a AACD porque queremos e precisamos de um serviço de reabilitação motora para a população paraibana, que geralmente busca atendimento em Recife”, ressaltou.

De acordo com o governador, todas as providências estão sendo tomadas para que a escolha recaia sobre Campina Grande, como a doação de terreno amplo e bem localizado e o apoio financeiro para viabilizar a instalação do serviço. Ele fez um apelo para que os paraibanos participem do Teleton e façam uma corrente de energia positiva por Campina Grande, para que a Paraíba seja o sétimo Estado a receber a associação.

Ricardo acrescentou que a AACD será importante para a formação de uma rede de assistência motora, juntamente com a Funad, em João Pessoa. Segundo ele, o Governo do Estado conta com o empenho, a vontade e o reconhecimento da direção da associação de que a política de reabilitação é algo inadiável na Paraíba. “Precisamos construir essa política no Estado. Precisamos dar a essas crianças e adolescentes o direito de serem atendidas com dignidade, ajudando a transformar a realidade das pessoas com deficiência”, completou.

O senador eleito Cássio Cunha Lima disse que a Paraíba está na luta para consolidar a posição de Campina Grande como candidata a nova sede da AACD e que foi dado mais um passo para que a Paraíba seja contemplada com uma unidade da AACD. Cássio destacou que é preciso a integração do governo do Estado e da prefeitura de Campina Grande para viabilizar a instalação da associação que vai prestar assistência motora a pessoas com deficiência. “Tenho trabalhado esse assunto desde o início do ano e vejo no governador Ricardo Coutinho total e absoluta solidariedade, assim como a prefeitura de Campina Grande”.

Ele destacou que o governo do Estado oferece o terreno, o credenciamento do SUS junto a prefeitura de Campina e todo o trabalho de mobilização da sociedade. “Acho que nosso diferencial será o imenso envolvimento dos paraibanos em torno da AACD e acredito que ela virá a Paraíba para transformar a realidade de vida dos portadores de deficiência na Paraíba e estados vizinhos. “ As nossas chances são reais e é preciso a união da Paraíba para viabilizar a AACD na Paraíba”, finalizou Cássio.