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No ‘Outubro Rosa’, Governo leva exames a internas do presídio feminino

quarta-feira, 5 de outubro de 2011 - 10:05 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

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O Governo do Estado, a Prefeitura da Capital e organizações não governamentais promoveram na tarde desta quarta-feira (5) uma roda de conversa sobre a prevenção do câncer de mama e uma ação de saúde que levou exames para as internas da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, em João Pessoa. O evento, que deu prosseguimento à programação do ‘Outubro Rosa’, teve como objetivo principal chamar a atenção para a necessidade de prevenção e contou com a presença de cerca de 30 mulheres.

A campanha mundial para prevenção do câncer de mama “Outubro Rosa” foi aberta oficialmente na Paraíba na noite da terça-feira (4) no salão de convenções da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, com uma palestra da mastologista Eulina Helena sobre a importância da mobilização e a situação da doença no Brasil e no Estado.

ses campanha outubro rosa cancer de mama foto vanivaldo ferreira 93A médica apontou a mamografia como o meio principal para diminuir a mortalidade por câncer de mama e disse que é importante que as mulheres façam o rastreamento mamográfico a partir dos 50 anos. Eulina Helena destaca que essa é a melhor estratégia para se obter um diagnóstico precoce da doença, possibilitando o tratamento ainda na fase inicial, e afirma que o menor espaço de tempo possível entre o diagnóstico e o tratamento pode fazer a diferença entre perder ou não a mama, e se chegar à cura.

A mastologista revela que há hoje 1,5 milhão de casos em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Nos países desenvolvidos o número de casos aumentou, mas a mortalidade diminuiu por conta das ações preventivas; enquanto nos países em desenvolvimento, como o Brasil, aumentou o número de novos casos e também o índice de mortalidade.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) projetam a ocorrência de 49.240 novos casos de câncer de mama no Brasil neste ano. A estimativa para a Paraíba é de 550 novos casos, enquanto para João Pessoa 210 novos casos.

Depoimentos - Para a detenta Maria de Lourdes Soares, de 46 anos, o trabalho de prevenção e os exames realizados hoje na penitenciária contribuíram para conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde “Esse trabalho é muito importante, já que muitas mulheres não sabem o que é uma mamografia, nos sentimos lembradas e a partir de hoje tenho certeza que todas as mulheres que participaram vão cuidar mais da saúde”, disse.

Já a detenta Marinalva Vieira do Nascimento, de 31 anos, disse que nunca fez um exame para saber se tem algum problema de mama “Depois da orientação que recebi aqui, vou aproveitar a oportunidade e fazer o autoexame. Essas orientações foram especiais para mim, vou tomar mais cuidado com a minha saúde e procurar fazer os exames com mais frequência”, destacou.

A idealizadora da ONG Amigos do Peito e mastologista, Joana Marisa, destacou que alguns fatores contribuem para o câncer de mama, entre eles mulheres que não tiveram filhos ou que tiveram acima dos 30 anos, que menstruaram muito cedo ou pararam de menstruar muito tarde, a obesidade pós-menopausa, o histórico familiar (dependendo do grau de parentesco), o alcoolismo e reposição hormonal por mais de 5 anos.

Segundo Joana,  para a prevenção da doença é extremamente importante que a mulher consulte anualmente o ginecologista ou mastologista e no caso de mulheres com mais de 40 anos é necessário o exame de mamografia anualmente “Se toda mulher seguir essas orientações, ela estará contribuindo para a prevenção de uma doença que a cada ano tem vitimado mais mulheres. Todas as pessoas que estão envolvidas nesse evento estão realmente preocupadas em combater a doença e deixar nelas essa mensagem da importância do cuidado”, disse.

Integração à campanha – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, se integrou a campanha cujo lema é “Paraíba feminina contra o câncer sim senhor”. O objetivo é chamar a atenção para a realidade do câncer, conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama, prestar informações sobre ações de saúde e alertar para a necessidade de redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Também integram a campanha as ONG Amigos do Peito, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC).

ses campanha outubro rosa cancer de mama foto vanivaldo ferreira 81A secretária executiva da Saúde do Estado, Claudia Veras, disse que a atual administração encontrou uma grande demanda por serviço de mamografia, cujas necessidades estão sendo identificadas a fim de se ampliar o acesso das mulheres ao exame, em especial as que estão na faixa etária entre os 50 e 69 anos de idade, considerado o grupo mais atingido pelo câncer de mama.

Ela lembrou que o Governo do Estado assinou termo de compromisso com o Ministério da Saúde para construção do Centro de Oncologia de Patos, iniciando a organização da rede de oncologia no Estado e dos centros de imagem. Atualmente, a Paraíba conta com 19 mamógrafos e com um Centro de Diagnóstico do Câncer, que é referência para o diagnóstico precoce da doença, com a realização de biopsia de mama, ultrassom e core biopsy.

A primeira dama do Estado, Pâmela Bório, destacou a importância da campanha ‘Outubro Rosa’ e do trabalho de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ele pediu a união de todos para “podermos escrever uma nova história na Paraíba, reduzindo os índices de mortalidade da doença”.

ses campanha outubro rosa cancer de mama foto vanivaldo ferreira 33A secretária de Planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, disse que a Prefeitura elogiou a iniciativa das ONG em promover a campanha. “Essa mobilização só tem força e importância pela ação da sociedade, sensibilizando e despertando a mulher o interesse pelas medidas preventivas”, completou.

Já a presidente da ONG Amigos do Peito, Fátima Lucena, agradeceu a participação das mulheres na campanha: “A luta é grande, mas nós tendemos a crescer porque fazemos tudo com o coração”, declarou.

Programação – A mobilização segue nesta sexta-feira (7) com uma atividade educativa na Maternidade Frei Damião, bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, sobre a prevenção do câncer de mama. Também serão realizados exames, a partir das 14h. No dia 10, a programação será na Fundação Casa de José Américo, a partir das 8h.

ses campanha outubro rosa cancer de mama foto vanivaldo ferreira 67Já no dia 19, acontecerão dois eventos: às 8h haverá uma palestra no auditório da Energisa e, a partir das 16h, haverá um grande abraço em torno da Lagoa, no Parque Solon de Lucena.

O “Dia do Amigo do Peito” será no dia 29. A partir das 8h serão realizadas mamografias em mulheres previamente triadas por apresentarem sintomas. No encerramento do mês de campanha, no dia 30, acontecerá a caminhada do movimento “Amigos do Peito”, que partirá do Busto de Tamandaré, em Tambaú, às 7h30, e seguirá até o Jangada Clube.

Durante o Outubro Rosa também acontecerão ações de conscientização da população sobre a prevenção do câncer de mama, como pit stops nas principais avenidas de João Pessoa e nas cidades do interior, tarefas educativas em escolas, panfletagem em feiras livres como as de Oitizeiro e Torre, aos sábados.

Empresas como o Instituto Avon também participarão do mês de campanha na Paraíba. O Shopping Tambiá aderiu à Campanha e nas quintas-feiras do mês de outubro promoverá as “Quintas Rosas”, quando serão distribuídos panfletos e materiais educativos. Também nesses dias, das 11h30 às 13h30, um médico especialista receberá a população para tirar dúvidas sobre o câncer de mama.

A campanha – O Outubro Rosa é um movimento mundial, nascido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença.  O Brasil aderiu à campanha em 2008.

O movimento caracteriza-se por imprimir a cor rosa – que marca a luta contra o câncer de mama e também está presente no laço, símbolo da campanha – aos ambientes de acesso público. Tradicionalmente o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação em rosa de prédios e monumentos; pela pintura de muros, calçadas, bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e outras ações criativas.

Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris; a Casa Branca, em Washington; e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; entre inúmeros outros prédios e monumentos. A Estação Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa, está iluminada pela cor rosa.

A razão de mobilizar para o Outubro Rosa está relacionada aos números da doença. Embora o câncer de mama seja uma doença curável se detectada em seus estágios iniciais, entre 1979 e 1999, a taxa bruta de mortalidade por câncer de mama no Brasil registrou aumento de 69% (de 5,77 para cada 100 mil habitantes em 1979, para 9,75 na mesma proporção, em 1999).