João Pessoa
Feed de Notícias

Destino Paraíba será divulgado em cinco feiras internacionais até o final do ano

quarta-feira, 5 de outubro de 2011 - 12:37 - Fotos: 

Os principais roteiros da Paraíba começam a ser divulgados com maior intensidade no exterior, a partir desta quinta-feira (6), com a abertura da ‘International Trade Fairs Association Turismo’ (TTG Incontri), na cidade de Rímini, na Itália. O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), vai participar de outras quatro feiras internacionais na América do Sul (Argentina e Paraguai), Estados Unidos (Las Vegas) e Europa (Espanha).

A participação da Paraíba nesses cinco eventos deve vai ampliar e reforçar a divulgação dos roteiros do Estado junto aos turistas estrangeiros. Segundo a presidente de PB-Tur, Ruth Avelino, a presença do governo estadual nas feiras internacionais vai repercutir numa maior participação na verba descentralizada da Embratur. “Um dos critérios utilizados pela Embratur é a presença dos destinos turísticos nesses eventos internacionais. Com certeza teremos mais verbas para o nosso marketing no próximo ano”, enfatiza a executiva da estatal.

Outro dado apontado por Ruth como preponderante para o governo estadual se fazer presente no stand da Embratur nas feiras internacionais é o país de origem dos turistas estrangeiros que visitam o Estado, a partir de João Pessoa. De acordo com o fluxo de hóspedes levantado pela PBTur, em 2010 14,81% dos turista eram oriundos dos Estados Unidos, 11,40% da Itália, 10,16% da Espanha e 6,40% da Argentina. Os portugueses lideram o ranking de turistas no Estado, com 15,36%.

“Estaremos em mercados onde já temos uma boa demanda de turistas e pretendemos ampliá-la, já a partir da próxima temporada de verão”, comenta Ruth Avelino. A executiva destaca ainda que a ligação desses países com o Nordeste, em especial Recife e Natal, com voos diretos, permitirá um maior interesse dos agentes e operadores de viagens desses mercados. “João Pessoa passa a ser uma opção nova para esses profissionais, já que estaremos nessas feiras pela primeira vez”, ressalta.

A presença da PBTur nas feiras internacionais faz parte de uma ação coordenada pela Embratur, e consta da Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro, no segundo semestre deste ano.

As empresas e entidades públicas e privadas participam dos eventos como co-expositores. Além das feiras selecionadas pela PBTur, havia a opção de exposições em Paris (França), Moscou (Rússia) e Cidade do México (México), eventos já promovidos em setembro.

Relação de eventos

TTG Incontri (Exposição Internacional de Turismo) – Rímini, Itália – 6 a 8 de outubro. Ponto fundamental de referência para o mercado, ano após ano, e cresce em qualidade, importância, frequência e oportunidades. É uma nomeação para a dinâmica de uma prática de negócios.

IMEX América – Las Vegas (EUA) – 11 a 13 de outubro – Evento terá mais de 1.800 expositores, representando 100 países. Serão mais de 90 eventos ao vivo educacionais, com fóruns e reuniões para compartilhar a liderança com a Indústria do Pensamento.

FIT (Feira Internacional de Turismo da América Latina) – Buenos Aires, Argentina – 29 de outubro a 1º de novembro – Feira para conhecer os atores no abastecimento da indústria e renovar tendências de negócios. Reúne os atacadistas, operadores turísticos, empresas de transporte, hotéis e eventos, agências de turismo, agências de viagens, Convention & Visitors Bureau e da mídia oriunda de mais de 50 países.

FITPAR (Feira de Turismo do Paraguai) – Assunção, Paraguai – 5 a 6 de novembro – Feira onde a América do Sul se apresenta como uma plataforma para mercados emissores, buscando promover seus produtos turísticos. É propício a novos negócios. Serão realizados seminários para discussão dos principais temas do turismo.

EIBTM (Meeting Global e Exibição de Eventos), Barcelona, Espanha – 29 de novembro a 1º de dezembro – É um dos maiores eventos organizados, exclusivamente, para reuniões da indústria do turismo. Participam prestadores de serviços de gerenciamento de destino, excursões de interesse especial, serviços de hospitalidade, de conferência ou serviços locais de reuniões, serviços de gerenciamento de eventos, serviços de agências de viagens, visitas a museus, vinhos e passeios gourmet e serviços de assistência em escala.