Visando impulsionar a modernização e eficiência administrativa na política para arquivos públicos, a Fundação Casa de José Américo, por meio do Departamento de Arquivo e Documentação, realiza o 2º Encontro sobre Gestão Documental, nesta quarta-feira (5) e quinta-feiras (6).
Quatro especialistas em arquivo de diversos estados virão ministrar palestras, reuniões e mesas-redondas para os participantes do Encontro, que são servidores estaduais, professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba.
A professora Ieda Bernardes Pimenta ministra a palestra de abertura “Políticas Públicas – o Arquivo Público e sua Gestão”, na quarta, às 14h. Ela participou do planejamento e implantação do sistema de arquivo do Estado de São Paulo e é professora do curso de Introdução à Política e ao Tratamento de Arquivos da PUC-SP desde 1997.
Ela será expositora da mesa-redonda “Gestão Documental: diagnósticos”, além de coordenadora da reunião “Gestão Documental: por uma política estadual de arquivos”. Já a professora da Universidade Federal Fluminense, Maria Rosângela Cunha, organizou o sistema de gestão do Ministério da Marinha e atualmente integra o processo de implantação de gestão do Rio de Janeiro. Ela ministrará a palestra “Gestão Eletrônica de Documentos – conceitos de GED e segurança dos sistemas de informação em arquivos públicos estaduais”.
A professora Mônica Pádua, graduada em História e Direito, é outra professora e trabalha na área de arquivo há 25 anos e participou da implantação do Memorial do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Outra participante do Encontro, Margarida Dias de Oliveira, é professora do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trabalhou em diversas instituições, a exemplo do Ministério Público, visando a preservação do patrimônio público.