João Pessoa
Feed de Notícias

Consocial de Joca Claudino prioriza treinamento de conselheiros setoriais

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 - 15:29 - Fotos: 

casa civil consocial na cidade de joca claudino (2)A capacitação de membros de conselhos setoriais, a inclusão da disciplina de moral e cívica no currículo escolar e a criação de uma linha gratuita para denúncias da sociedade foram algumas das propostas priorizadas durante a 1ª Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial) da cidade de Joca Claudino, na microrregião de Cajazeiras.

Realizado na terça-feira (16), o evento reuniu representantes do poder público, da sociedade civil e de conselhos setoriais no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com o objetivo de debater a transparência pública e o controle social.

A conferência foi iniciada com uma apresentação cultural, seguida de uma palestra sobre o tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, proferida pelo chefe de gabinete da Casa Civil e presidente da Comissão Organizadora Estadual da Consocial, Emmanuel Arruda.

Para a prefeita Lucrécia Adriana de Andrade Barbosa (PMDB), a transparência é uma prioridade na gestão municipal. “Desde que assumimos em 2009, priorizamos a participação popular. Nossa primeira ação foi a implantação do orçamento democrático e essa conferência só vem reforçar a importância da participação popular em nosso plano de governo”, disse.

casa civil consocial na cidade de joca claudinoJoca Claudino é o segundo município paraibano a sediar a Consocial em 2012 – o primeiro foi São João do Tigre. O evento vem sendo realizado desde o ano passado nas cidades paraibanas e no restante do país.

A conferência possibilita que os cidadãos priorizem 20 propostas que deverão embasar o Plano Nacional de Transparência e Controle Social para os órgãos da administração pública.

Para a Coordenadora da Consocial Municipal, Ana Neiry de Moura Alves, o evento ressalta o poder da gestão participativa, fortalecendo o social e criando uma inter-relação essencial para a sociedade e os gestores.

Ao final da reunião, Francisco Messias da Silva Júnior foi eleito como delegado representante da sociedade civil para a etapa estadual da Consolcial prevista para os dias 15, 16 e 17 de março, em João Pessoa. A etapa nacional será realizada no período de 18 a 20 de maio, em Brasília. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço www.consocial.pb.gov.br, ou nas redes sociais facebook.com/consocialpb e no twitter @consocialpb.