João Pessoa
Feed de Notícias

Companhia Docas se reúne com comitê na ALPB em defesa da dragagem do Porto de Cabedelo

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012 - 21:22 - Fotos: 

Representantes da Companhia Docas da Paraíba e integrantes do Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo se reuniram, nesta quarta-feira (18), com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Ricardo Marcelo. O encontro ocorreu no gabinete do presidente da Assembleia e teve como objetivo formalizar um movimento suprapartidário em favor da conclusão da dragagem do porto, pois o aumento da sua capacidade de operacionalização possibilitará alavancar o desenvolvimento do Estado.

O Porto de Cabedelo conta hoje com um calado de pouco mais de 9 metros, com capacidade para receber navios de porte médio que transportam até 35 mil toneladas de produtos por viagem. Com a conclusão do projeto de dragagem do canal de acesso, que elevará a profundidade das águas para 11 metros, navios de grande porte, com capacidade para transportar até 45 a 50 mil toneladas, poderão ser utilizados, tanto nos processos de importação quanto de exportação de insumos.

Barateamento de insumos e geração de empregos – Dessa forma, conforme observou o diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, a comunidade portuária será beneficiada de diversas formas, especialmente com a possibilidade de barateamento dos custos dos insumos, por meio do transporte de quantidades maiores de produtos por cada viagem.

Em razão da necessidade de um volume maior de mão-de-obra, haverá, também, a geração de mais empregos, em função do aumento na quantidade de insumos importados e exportados. “Quando se aumenta o tamanho da embarcação, pode-se trazer mais insumos de uma só vez, possibilitando o barateamento dos produtos a partir dos gastos relacionados às operações de transporte”, explicou Wilbur.

De acordo com ele, “a causa do Porto de Cabedelo, que vem de longo tempo, representa o interesse de todos os paraibanos”. Ele entende que a participação da Assembleia Legislativa e de outros segmentos da classe política do Estado é importante para fazer com que o governo federal viabilize a liberação imediata dos recursos necessários à conclusão do projeto de dragagem do canal de acesso do porto. “Temos essa sinergia entre todos os Poderes, e a Paraíba precisa dessa união, com foco em projetos, para que eles tenham continuidade pelos anos seguintes”, enfatizou.

Sobre a conclusão da dragagem, Wilbur lembra que o ministro-chefe da Secretaria dos Portos da Presidência da República, José Leônidas Cristino, e a própria presidente da República, Dilma Rousseff, já se prontificaram a viabilizar a liberação dos recursos para a conclusão do projeto, cuja execução já ultrapassou 90%.

O presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado, Márcio Madruga, também presente na discussão, clamou a mobilização de todos os segmentos organizados da sociedade, haja vista que a dragagem do Porto é uma obra fundamental para a Paraíba.