João Pessoa
Feed de Notícias

Visita ao campo abre encontro sobre produção de goiaba no Curimataú

quarta-feira, 23 de novembro de 2011 - 14:04 - Fotos: 

Uma visita ao campo de produção no Sítio Estrondo, às 7h, dá início nesta quinta-feira (24) ao 1º Encontro da Cultura da Goiaba da Variedade Paluma, em Nova Floresta. O evento será promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por intermédio da Emater.

A produção de goiaba é fundamental naquela região porque garante empregos, fixa o homem no campo e proporciona melhor distribuição da renda regional. O encontro ocorre justamente para debater formas de incrementar essa cultura na região do Curimataú.

Após a visita ao campo, a programação do evento continua na Câmara de Vereadores, onde ocorrerão palestras, das 9h ao meio-dia. O professor Lourival Ferreira Cavalcante, da Universidade Federal da Paraíba, falará sobre a importância da correta adubação para uma boa produção.

Em seguida, as técnicas de poda serão explicadas pelo agrônomo Rui Medeiros, extensionista rural da Emater. Por últimos, o professor Jacinto de Luna Batista (UFPB) dará orientações sobre o manejo integrado de pragas. O coordenador regional da Emater em Picui, Fernando Guedes, disse que a realização do evento é da responsabilidade do escritório da Emater em Nova Floresta com apoio da Prefeitura Municipal e outros parceiros locais.

O produto – A cultura da goiaba garante muitas vantagens aos produtores porque é uma fruta que pode ser consumida in natura ou, principalmente, ser industrializada, gerando outros produtos. Já existe no mercado, por exemplo, um novo item em desenvolvimento, o guatchup (catchup de goiaba), que apresenta alto valor nutricional e é menos calórico em relação ao seu concorrente feito de tomate. O consumo interno da fruta in natura ainda é pequeno, embora a goiabada seja um dos doces mais apreciados pelos brasileiros.

A Emater vem oferecendo assistência técnica para a produção de goiaba na região, e uma das alternativas encontrada é a produção irrigada. Recomenda-se que se fazendo a poda programada é possível colher durante todo o ano, permitindo ao produtor a comercialização dos frutos no período de entressafra. Com um bom controle de pragas e doenças, o agricultor consegue boa produtividade.

As goiabeiras sofrem danos em regiões sujeitas as geadas e ventos fortes, o que não ocorre na região de Nova Floresta, que tem clima ideal para cultivo.