João Pessoa
Feed de Notícias

IASS é modelo nacional de assistência à saúde do servidor público

terça-feira, 3 de janeiro de 2012 - 12:37 - Fotos: 

Com assistência integral à saúde do servidor, a Paraíba é o único Estado a oferecer serviços gratuitos em diversas áreas e especialidades médicas. O modelo de gerenciamento aplicado pelos demais institutos do país que mantêm esse serviço funciona com desconto em folha de uma taxa que varia de acordo com a faixa salarial ou sistema de co-participação.

O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS/Ipep-PB) encerrou o ano de 2011 com cerca de 350 mil atendimentos realizados. São serviços prestados pelas unidades próprias e clínicas credenciadas. Por essa rede são oferecidas mais de 15 especialidades médicas como cardiologia, oftalmologia, gastroenterologia, mastologista, psiquiatria, pediatria, endocrinologia, ginecologia, pneumologia, dermatologia, urologia, entre outras, além de exames de baixa, média e alta complexidades.

Juntamente com a assistência médica, o Departamento de Saúde do IASS oferece atendimento psicológico e odontológico com destaque para os serviços de odontopediatria que são realizados por profissionais qualificados em ambientes decorados com temas infantis, para facilitar a adaptação da criança.

Em dezembro foi inaugurada a nova clínica de fisioterapia. O serviço, que passa a funcionar nas dependências da Policlínica, oferece aos pacientes uma estrutura física adequada aos procedimentos clínicos e ainda mais espaço e conforto aos usuários.

Na Policlínica, para onde são encaminhados os casos de urgência, foram garantidos quase 13.000 atendimentos durante 2011. Entre os serviços mais procurados está o de pequenas cirurgias.

Os usuários do IASS contam ainda com um serviço especializado no tratamento e controle da diabetes, com padrão de alta qualidade que lhe confere o status de centro de referência no tratamento da doença. O serviço dispõe de atendimento médico ambulatorial e um laboratório de análises clínicas que funciona de segunda a sexta-feira, no turno da manhã. Com recursos próprios, o serviço é garantido a todos os servidores públicos efetivos do Estado cadastrados no IASS.

Para ter direito aos benefícios, o servidor do quadro efetivo só precisa se dirigir a uma das nove agências de atendimento do IASS espalhadas pelo Estado e solicitar o credenciamento. Além da sede instalada na capital, os benefícios podem ser requeridos nos postos de atendimento que funcionam nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Mamanguape, Cuité, Sapé, Patos, Cajazeiras e Piancó.

Psicologia – A partir deste ano, os usuários poderão contar com mais um benefício, o “Espaço para Criar”. Coordenado pelo setor de psicologia do Instituto, o novo serviço utiliza a ferramenta da arteterapia para combater o estresse e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

O serviço de assistência psicológica atuará oferecendo oficinas de artesanato a aposentados, pensionistas e servidores com idades a partir de 60 anos.

Além das oficinas de arte, que terão quatro horas de duração nas dependências da Policlínica, a metodologia trabalha dinâmicas de integração para a socialização do grupo. “Queremos investir no bem estar dos nossos usuários, como uma alternativa de tratamento clínico especializado oferecido pelo Instituto, ocupando o tempo e trabalhando a socialização”, explicou a superintendente do IASS, Maria da Luz Silva.

Estimulando a criatividade, são desenvolvidas as capacidades físicas e mentais do participante, que exercita o poder de concentração, memória e atenção. Nessa fase da vida as habilidades psíquicas e motoras precisam ser exercitadas nas tarefas diárias. “É um trabalho muito gratificante, pois a gente pode perceber o ganho na qualidade de vida das pessoas”, conclui a psicóloga coordenadora do Projeto, Norma Tanouss Mousinho de Brito.

As oficinas serão ministradas por psicólogas e assistentes sociais do serviço de Psicologia do IASS numa abordagem interativa e interdisciplinar. As inscrições gratuitas estão abertas e os interessados devem se dirigir ao prédio da Políclinica, no bairro Jardim 13 de maio, em João Pessoa.

Durante o período de inscrição, iniciado neste mês, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. As vagas são limitadas e os interessados devem apresentar os documentos pessoais no ato da matrícula. As aulas de artesanato começam neste mês. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 8615.8797, com Norma Tanouss.