João Pessoa
Feed de Notícias

Secretário reúne gestores para primeira reunião integrada e discute metas de 2012

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 - 17:27 - Fotos: 

DSC_0020O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba Cláudio Coelho Lima reuniu nesta quarta-feira (4), os gestores de segurança da Região Metropolitana para a primeira reunião integrada do ano . O encontro aconteceu na sede da Academia de Ensino de Polícia (AEP), em Mangabeira.

Na primeira reunião de trabalho, foram discutidos os resultados operacionais obtidos em 2011, com base na análise criminal realizada pela equipe da Assessoria de Ações Estratégicas da Seds. Os gestores puderam avaliar o desempenho obtido em cada região ao longo de 2011 e discutir propostas para melhorias em 2012.

O secretário executivo Raymundo Silvany observou que nas regiões onde houve uma maior integração das polícias Civil e Militar, houve também os maiores avanços nos índices de redução da violência. “Esse resultado não é coincidência e sim a prova de que o caminho para combater a criminalidade passa pela integração das forças de segurança. Estamos no caminho certo e em 2012, vamos cobrar ainda mais dos nossos gestores a adoção dessa metodologia de trabalho, focada em resultados”, destacou.

Outro assunto de destaque na pauta foi o processo de compatibilização de áreas de segurança pública. O Projeto de Lei já foi encaminhado ao governador Ricardo Coutinho e deverá ser apreciado em breve pelo Poder Legislativo.  A medida prevê um melhor redimensionamento das áreas de atuação da polícia, visando à compatibilização das áreas da Polícia Civil com Polícia Militar. “Isso permitirá uma melhor atuação das polícias nas áreas e os gestores (delegados e comandantes) vão responder juntos, pela mesma área, sendo cobrado pelas ações e resultados”, explicou o secretário Cláudio Lima.

O projeto prevê a divisão do Estado em três Regiões Integradas de Segurança Pública (REISP). “Essa ação de compatibilização de áreas é uma medida estrutural que precisa avançar o mais rápido possível. Com essas e outras medidas estruturantes, a exemplo de uma Corregedoria forte, vamos conseguir avançar muito e tornar a segurança pública da Paraíba mais eficiente”, concluiu Cláudio Lima.