João Pessoa
Feed de Notícias

‘Estação Solar’ apresenta programação de cinema no Espaço Cultural

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 - 15:26 - Fotos:  Divulgação

Ensaio Sobre a Cegueira (Divulgação)Mais de 20 títulos nacionais e paraibanos, entre longas e curtas-metragens, serão exibidos no Espaço Cine Digital, do Espaço Cultural, a partir desta sexta-feira (6). A programação de cinema, composta por filmes destinados aos públicos adulto e infantil, segue até o próximo dia 29 e tem entrada gratuita.

A atividade integra o projeto ‘Estação Solar’, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que durante o mês de janeiro apresenta mais de 70 atividades culturais em dez espaços de João Pessoa.

Ao todo serão realizadas 14 sessões em três mostras temáticas, reunindo títulos distribuídos pelo Programa Ancine de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro e realizados através do Prêmio Linduarte Noronha de Curta-Metragem, que contemplou via edital a realização de nove curtas-metragens paraibanos.

Filmes como “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meireles, “Estomago”, de Marcos Jorge e “O cheiro do ralo”, de Heitor Dhalia, compõem a mostra ‘Literatura no Cinema Brasileiro’, que apresenta um total de nove filmes realizados a partir de histórias e personagens ligados à literatura portuguesa e brasileira.

Já as duas sessões da mostra “Prêmio Linduarte Noronha” exibem oito curtas-metragens, a exemplo de “Quebra-quilos”, de Haroldo Vidal, “Mais denso que sangue”, de Ian Abé e “A fábrica de gravatas”, de Erik Medeiros, patrocinados pelo Governo do Estado através do edital do Prêmio Linduarte Noronha de Curta-Metragem, nos gêneros ficção e documentário.

Completando a programação de cinema do projeto ‘Estação Solar’, a mostra “Cinema Infantil” vai exibir quatro títulos nacionais, aos domingos, com sessões vespertinas.

O Espaço Cine Digital está localizado no Mezanino 4, na Fundação Espaço Cultural, localizada à rua Abdias Gomes de Almeida, 800, em Tambauzinho.

Mostra “A literatura no cinema brasileiro”

06 de janeiro (sexta-feira) - 19h30

NINA, de Heitor Dhalia, 2004, 84 min.

Livre adaptação do romance Crime e Castigo, de Dostoievski.

Classificação indicativa – 16 anos.

Nina é uma garota sensível, que vive em um perturbado mundo suburbano na capital paulistana. Entre baladas, drogas, sexo sem compromisso e um emprego medíocre, Nina tranca-se no seu quarto, onde produz um mundo em ilustrações. Sem conseguir ao menos pagar o aluguel ou comprar sua comida, ela é infernizada por Eulália, uma velha mesquinha que é dona do quarto onde Nina mora. Em sua imaginação, a solução seria assassinar a velha. Até que Nina começa a mergulhar cada vez mais em sua própria imaginação, num mundo cheio de crimes e castigos.
07 de janeiro (sábado) - 19h30

MUTUM, de Sandra Kogut, 2006, 95 min.

Livre adaptação da obra Campo geral, de João Guimarães Rosa

Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.

08 de janeiro (domingo) - 19h30

BENJAMIMde Monique Gardeberg, 2003, 108 min.

Baseado no livro de Chico Buarque de Hollanda

Benjamim conta a história de uma paixão perigosa em dois tempos, separados por um lapso de 30 anos. Ao conhecer a jovem Ariela Masé, de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia revive as delícias e horrores da paixão. A “reencarnação” da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.

13 de janeiro (sexta-feira) - 19h30

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, de Fernando Meireles, 2008, 120 min.

Baseado no livro de José Saramago.

Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país.

14 de janeiro (sábado) - 19h30

OLGA, de Jayme Monjardim, 2004, 141 min.

Baseado no romance homônimo do escritor Fernando Moraes

Classificação indicativa – 14 anos

O filme retrata uma grande história de amor, em todos os sentidos: a luta; os ideais; o marido; a maternidade. Da infância burguesa na Alemanha à morte numa das câmaras de gás de Hitler, as imagens retratam a alma de uma revolucionária que descobriu o amor e a crueldade no Brasil, onde Olga Benario casou-se com Luís Carlos Prestes, engravidou e foi entregue por Getúlio Vargas aos nazistas.

15 de janeiro (sábado) - 19h30

CRIME DELICADO, de Beto Brant, 2005, 87 min.

Baseado no livro Um Crime Delicado, de Sérgio Sant’anna.

Antônio é um crítico teatral respeitado, que conduz sua carreira com dedicação e seriedade, buscando colocar em seus textos toda sua bagagem na área e também sua personalidade comandada pela razão. Em um encontro por acaso num bar ele conhece Inês, uma mulher desinibida e atraente que não se encaixa no modelo racional que Antônio prega para si. Inês tem um relacionamento com José Torres Campana, um pintor mais velho que a usa como musa de seus quadros. Mas o fascínio que Inês sente por Campana faz com que Antônio sinta cada vez mais ciúmes do relacionamento existente entre eles.

20 de janeiro (sexta-feira) - 19h30

ESTOMAGO, de Marcos Jorge, 2008, 112 min.

Baseado no conto Presos pelo estomago, de Lusa Silvestre.

Raimundo Nonato foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso.

21 de janeiro (sábado) - 19h30

O CHEIRO DO RALO, de Heitor Dhalia, 2007, 112 min.

Baseado no livro de Lourenço Mutarelli.

Lourenço tem como profissão comprar objetos usados de pessoas que passam por dificuldades financeiras, o que o leva a desenvolver um jogo perverso com seus clientes. Perturbado pelo simbólico e fedorento cheiro do ralo que existe na loja, Lourenço acaba sendo confrontado pelos personagens que julgava controlar.

22 de janeiro (domingo) - 19h30

O VESTIDO, de Paulo Thiago, 2004, 121 min.

Livremente inspirado no poema “Caso do Vestido” de Carlos Drummond De Andrade

Por acaso duas meninas descobrem, no porão de sua casa, um velho e lindo vestido de festa. Curiosas, elas querem saber corno o vestido foi parar ali, principalmente após verem sua mãe chorando com o mesmo entre as mãos. Elas iniciam então uma investigação, que pode responder ainda outra pergunta: por que sempre à mesa, nas refeições, havia um prato reservado ao pai, que as havia abandonado há muitos anos?

Mostra “Prêmio Linduarte Noronha”

26 de janeiro (quinta-feira) - 19h30

A FÁBRICA DE GRAVATAS, de Erik Medeiros, 2008, 10 min.

NEGÓCIO DE MENINO E MENINAde Marcus Vilar, 2008.

MAIS DENSO QUE SANGUE, de Ian Abé, 2008, 15 min.

PARA REMOVER, USE ÁGUA E SABÃOde Bruno de Sales, 2008, 18min.

O HÓSPEDE, de Anacã Agra e Ramon Porto Mota, 2008, 17 min.
27 de janeiro (sexta-feira) - 19h30

UMA CIÊNCIA ENCANTADA, de Chico Sales, 2008, 20 min.

IMAGENS LÍQUIDAS DO JORNALISTA MARINHEIRO, de João de Lima, 2008.

QUEBRA-QUILOS, de Haroldo Vidal, 2008.

 

Mostra “Prêmio Linduarte Noronha”

8 de janeiro (domingo) - 15h30

TAINÁ 2, de Mauro Lima. 2005, 76 min.

Agora uma pré-adolescente, a indiazinha Tainá (Eunice Baía) se divide entre o enfrentamento dos bandidos e a atenção para com a pequenina Catiti, de 6 anos, que foge da aldeia querendo imitar Tainá como protetora do meio ambiente

15 de janeiro (domingo) - 15h30

XUXINHA E GUTO CONTRA OS MONSTROS NO ESPAÇO, de Moacyr Góes e Clewerson Saremba. 2005, 76 min.

A história começa introduzida por Xuxa Meneghel contando ao seu sobrinho Juliano (Pedro Malta), uma experiência com seu anjinho da guarda, Xuxinha. Xuxinha é o anjo da guarda de Guto, um menino de 7 anos que ao lado de seu amigo Jonas, descobrem que a Terra foi invadida por terríveis monstros, comedores de lixo, de um planeta chamado XYZ, que fica numa galáxia distante da nossa.

22 de janeiro (domingo) - 15h30

UMA AVENTURA NO TEMPO- TURMA DA MÔNICA, de Mauricio de Souza. 2007, 80 min.

Franjinha está trabalhando na construção de uma máquina do tempo, que funcionará quando conseguir reunir moléculas dos 4 elementos básicos da natureza: ar, água, fogo e terra. Porém em meio aos trabalhos seu laboratório é invadido por Cebolinha e Cascão, que estão fugindo da Mônica. O coelhinho Sansão é atirado nos garotos, mas acaba batendo no aparelho. O choque faz com que os elementos sejam enviados cada um para uma época distinta. O acidente faz com que o tempo fique cada vez mais devagar na Terra, o que faz com que Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e o cachorro Bidu tenham que partir em busca dos elementos perdidos, usando a própria máquina construída por Franjinha.

29 de janeiro (domingo) - 15h30

OS PORRALOKINHOS, de Lui Farias. 2007, 80 min.
Grupo de crianças da cidade grande que vão para a floresta com seu tio Maneco e uma muambeira de Copacabana de nome Escarlate