João Pessoa
Feed de Notícias

Unidade de Queimados do Trauma registra 1.212 atendimentos em 2011

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 - 20:19 - Fotos: 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, 1.212 entradas de pacientes devido a queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. A unidade de saúde, que é referência nesse tipo de atendimento, registra uma média mensal de 100 queimados, a maioria crianças com idades entre um e 15 anos.

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), local reservado especialmente para o atendimento de vítimas de queimaduras, conta com uma equipe de 49 profissionais especializados, que fazem todo o tratamento necessário para a recuperação rápida e precisa dos pacientes. “Por sermos referência no tratamento de queimados, precisamos oferecer o melhor para a recuperação de nosso pacientes”, explica o coordenador da UTQ, Fábio Lima.

Segundo ele, acidentes domésticos com crianças e adolescentes lideram a lista de entrada na unidade. “É preciso que as pessoas tomem mais cuidado ao manusear produtos ou equipamentos que causam queimaduras. O número de crianças que entra no hospital, vítimas de acidentes, é muito alto, e isso pode ser facilmente mudado com a prevenção”, alerta.

Para Lígia Gomes, que está acompanhando sua filha na UTQ, a estrutura, os equipamentos e os profissionais especializados fazem toda a diferença na hora do tratamento das pessoas vítimas de queimaduras. “Infelizmente, estou passando por um momento difícil com minha filha, que está internada. Mas sei que ela está sendo bem tratada e que sairá rapidamente desse estado”, disse.

Dicas de prevenção:

- Mantenha as crianças longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições.

- Dê preferência pelas bocas de trás e deixe os cabos das panelas virados para o fogão.

- Evite carregá-las no colo enquanto mexe o conteúdo de panelas no fogão ou manipula líquidos muito quentes.

- Quando estiver tomando líquidos quentes, fique longe dos pequenos.

- Antes de dar banho no bebê, verifique a temperatura da água com o cotovelo ou o dorso da mão.

- Não deixe as crianças brincarem por perto quando estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância.

- Proteja as tomadas com tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis.

- Fios elétricos devem estar isolados e longe do alcance da mão das crianças.

- Não deixe fósforos, isqueiros e outras fontes de energia ao alcance das crianças.

- Guarde todos os líquidos inflamáveis fora da casa e trancados longe dos filhos.