João Pessoa
Feed de Notícias

Governo apoia 18 empresas paraibanas na Couromoda, em São Paulo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012 - 20:09 - Fotos: 

A Paraíba está participando da 39ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro – Couromoda 2012, com 18 empresas. A projeção dos empresários é de faturar R$ 3 milhões em vendas durante o evento, que abre o ano de negócios para a indústria e o varejo no setor. Na edição do ano passado, 13 empresas paraibanas participaram da Couro Modas. A feira acontece de16 a19 de janeiro de 2012, no Pavilhão Anhembi,em São Paulo.

No programa “Fala Governador” desta segunda-feira (16), levado ao ar pela Rádio Tabajara, o governador Ricardo Coutinho destacou que tem participado de eventos ao lado do setor produtivo da Paraíba no intuito de atrair investimentos privados. “O setor calçadista é muito importante para o Estado. Em 2011, fomos o segundo maior exportador de calçados do Brasil. Exportamos 21 milhões de pares, perdendo apenas para o Ceará, que exportou 40 milhões”, disse.

Ricardo também comemorou os números da Paraíba no setor: “A Paraíba produz 200 milhões de pares de calçados por ano, com cerca de 200 empresas formais distribuídas em Campina Grande, Patos, Guarabira, Catolé do Rocha e Santa Rita, empregando 25 mil pessoas. O segmento vem obtendo crescimento de 10% ao ano”, contou. A Paraíba figura como o terceiro polo coureiro calçadista do país, ficando atrás do Rio Grande do Sul (região de Novo Hamburgo) e do Estado de São Paulo (região de Franca).

A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) investiu R$ 60 mil em estandes para que as empresas da Paraíba tenham condições de expor seus produtos. “A Paraíba só tem um caminho: desenvolver-se. Isso deve estar presente em todas as nossas avaliações. Nesse contexto, o setor calçadista tem grande importância”, destacou.

A exposição de produtos paraibanos a um mercado vasto e diversificado, nacional e internacional cria a expectativa de ampliar as vendas e alavancar a produção das empresas participantes, assim como atrair novos investidores que queiram se instalar na Paraíba.