João Pessoa
Feed de Notícias

SES inicia treinamento ‘Promovendo e Incentivando a Amamentação’ na Unimed

segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 16:43 - Fotos: 

O Hospital da Unimed, em João Pessoa, está dando o primeiro passo para obter o título de ‘Hospital Amigo da Criança’. A partir das 8h desta terça-feira (1º de setembro), a Secretaria de Estado da Saúde inicia o treinamento ‘Promovendo e Incentivando a Amamentação em Hospitais Amigo da Criança’ para profissionais da unidade, no auditório da instituição. Para ganhar a certificação, o hospital terá que enfrentar o desafio de diminuir o número de cesarianas, que representaram 97,70% do total dos partos realizados no ano passado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que apenas 15% dos partos sejam cesarianas. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a média desse tipo de intervenção cirúrgica chega a 43% e, levando em consideração somente aquelas realizadas na rede privada (planos de saúde), esse percentual no País chega a até 80%. Na Paraíba, somente entre os partos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o total de cesarianas já é o dobro do que o recomendado pela OMS (33%).

Redução – A Secretaria de Estado da Saúde quer diminuir esse percentual. “Como o número de partos desta natureza ainda é muito alto, em 2002 foi firmado um acordo para diminuir para 25% o total das cesarianas. Por enquanto, vamos procurar chegar ao que foi acordado, para finalmente, chegarmos a meta que é preconizada pela OMS”, explicou a gerente-executiva de Ações Programáticas e Estratégias da SES, Juliana Soares.

As dificuldades no manejo do aleitamento materno, o alto índice de cesarianas e a conscientização das mães sobre o aleitamento ainda são os principais problemas para os hospitais obterem o credenciamento de ‘Amigo da Criança’. Para a pediatra e coordenadora do berçário do Hospital da Unimed, Beânia Fernandes, após o treinamento da SES a unidade se comprometerá a continuar o seu programa de educação continuada, com a capacitação dos profissionais que lidam com a saúde materna.

“A maioria das mulheres que vem à nossa unidade ganhar os seus bebês já tem uma opinião formada e nós precisamos atuar com este público. Não é fácil mudar a cultura delas de um dia para outro. Se os índices de cesáreas no sistema público são altos, imagine no privado”, destacou.

De acordo com a coordenadora de obstetrícia do Hospital da Unimed, Maria das Neves Bezerra, dos 1.134 partos feitos em 2008 pela unidade, 1.108 foram cesarianos e 26 foram normais. Até julho deste ano, dos 700 partos, 97,57% foram cesáreas.

Caso consiga ser reconhecido como ‘Amigo da Criança’, o Hospital da Unimed será a terceira instituição privada na Paraíba que terá a comenda, entre 20 hospitais já agraciados. Até outubro próximo, a Secretaria de Estado da Saúde tem a meta de capacitar 12 unidades. 
 

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB