João Pessoa
Feed de Notícias

SES reúne gerentes e coordenadores regionais para avaliar ações e projetos

segunda-feira, 31 de agosto de 2009 - 17:44 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta segunda-feira (31), em João Pessoa, uma reunião com os gerentes e coordenadores da atenção básica das 12 regionais de Saúde do Estado, para discutir a execução dos serviços e o andamento dos projetos desenvolvidos nos municípios. O Governo da Paraíba está incentivando os gestores municipais a melhorarem a qualidade das informações em saúde, para que os municípios e o Estado tenham indicadores de saúde que norteiem as políticas públicas da área.

A gerente-executiva da Atenção Básica em Saúde da SES, Niedja Rodrigues, explicou que os indicadores vão mostrar o estado de saúde da população, as principais causas de mortalidade e morbidade e a situação epidemiológica da localidade em relação a uma determinada doença. “Estamos orientando os municípios para a importância de se ter esses indicadores de saúde, porque, através deles poderemos desenvolver políticas públicas eficientes, melhorando a qualidade do serviço na atenção primária à saúde”, disse.

Outro objetivo da Gerência de Atenção Básica, discutido durante o encontro, é a ampliar o Programa Saúde Bucal, presente em apenas seis dos 223 municípios paraibanos; os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que contam com 42 equipes em todo o Estado e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que existem em 61 municípios.

Desse total, 16 municípios fazem parte da lista dos que assinaram, em maio deste ano, o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Estado. São eles: Alagoa Grande, Bayeux, Cabedelo, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Juazeirinho, Monteiro, Patos, Princesa Isabel, Queimadas, Santa Rita, Sapé e Sousa. “A nossa meta é fazer com que todos os 21 municípios que assinaram o pacto sejam contemplados com equipes do Nasf. Só faltam Alhandra, Areia, Cajazeiras, Mamanguape e Taperoá, mas todos já formalizaram o processo para a implantação dos núcleos e aguardam o resultado”, disse Niedja.

O Projeto Olhar Brasil e o Programa Saúde na Escola, que vêm sendo coordenador pela Atenção Básica, em parceria com os municípios, também foram discutidos durante o encontro. A partir da próxima quarta-feira (20), técnicos da SES darão inicio a uma série de visitas aos municípios, para reforçar os assuntos debatidos durante o encontro.
 

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB