João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade Frei Damião está funcionando normalmente

sexta-feira, 28 de agosto de 2009 - 10:17 - Fotos: 

A direção da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, informou que o serviço de manutenção na tubulação de gases foi concluído e que a unidade está funcionando normalmente, desde esta quinta-feira (27).

A maternidade ficou impedida de receber novos pacientes entre a segunda e a quarta-feira (de 24 a 26). Na última quinta-feira, o movimento foi considerado abaixo do normal e notou-se uma sobrecarga nos quatro hospitais que estavam pactuados para receber as pacientes somente nos três dias em que a Frei Damião ficou impedida de receber as pacientes.

O diretor clínico da maternidade, Eduardo Fonseca, disse que normalmente são realizados dez partos por dia, na unidade, e até 50 atendimentos no pronto-socorro. “Na quinta-feira, quando reabrimos a maternidade para admissão de novos pacientes, só tivemos 15 atendimentos no pronto-socorro e nenhum parto foi feito. Apesar de termos avisado que o atendimento só seria suspenso por três dias, acreditamos que a informação não chegou a toda a população e, por isso, nos preocupamos em dar esse retorno, informando que estamos funcionando normalmente, até para que o atendimento nas outras maternidades, que teve um aumento, seja também normalizado”, explicou.

Para evitar que as parturientes ficassem desassistidas no período em que a maternidade suspendeu a admissão de novos pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez um acordo com quatro hospitais da Capital (Santa Lúcia, Edson Ramalho, Cândida Vargas e Hospital Universitário Lauro Wanderley) para que eles recebessem as pacientes que fossem encaminhadas pela Frei Damião. A manutenção foi feita no centro cirúrgico, na sala de partos, na UTI neo-natal, no berçário intermediário e nas instalações da futura UTI materna. 
 
 

Assessoria de Imprensa da SES-PB