João Pessoa
Feed de Notícias

Defensoria firma convênios com Universidades

sexta-feira, 28 de agosto de 2009 - 10:57 - Fotos: 

O outro convênio foi celebrado entre a Defensoria Pública e a EADCOM – Sistema de Educação à Distância por Teleconferência Digital, via satélite e através da Internet, ligado à Fundação Universidade do Estado do Tocantins – UNITINS.

A celebração deste segundo convênio abrange a área de Serviço Social, favorecendo o estágio obrigatório de estudantes que atuarão e ganharão experiência no Setor Psicossocial. Dessa forma, o Setor Psicossocial é responsável, muitas vezes, pela reestruturação de famílias inteiras que só precisavam de uma orientação, uma palavra de apoio, evitando assim o desgaste emocional com processos e contendas judiciais.

ATENDIMENTO

Responsável por mais de 80 por cento das ações judiciais que transitam em todo o Estado, a Defensoria Pública da Paraíba vem dinamizando cada vez mais suas ações rumo à construção da cidadania e ao atendimento daqueles que não podem custear sua defesa frente às questões de cunho jurídico.

Relatório recém-elaborado por suas equipes apontam para o total de 13.085 atendimentos somente no período de 2 de maio a 31 de julho de 2009, isto com respeito a ações diversas como o fornecimento de documentação civil básica, triagem, casamentos, ações ajuizadas, ações psicossociais, assistência jurídica com mediação de conflitos sociais, entre outras.

Só com as itinerâncias realizadas nos bairros da capital paraibana, como Mangabeira, Bairro das Indústrias e Marés, um número extenso de cidadãos conseguiram certidões gratuitas e legalizaram sua união, com a realização dos casamentos civis. 

No interior do Estado, as ações foram mais numerosas ainda, com o atendimento aos seguintes municípios: Baía da Traição, Lucena, Gurinhém, Mataraca, Piabuçu, Conde, Caaporã, Pedras de Fogo, Itabaiana, Campo de Santana, Guarabira, Bananeiras, Remígio, Esperança, Marizópolis, Sousa e Cajazeiras. 

Fátima Araújo, da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública