João Pessoa
Feed de Notícias

Governo faz parcerias para implantar Arranjos Produtivos Locais no interior

sexta-feira, 28 de agosto de 2009 - 16:09 - Fotos: 

Começou a ser elaborado na manhã desta sexta-feira (28), o Termo de Cooperação entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), para a implementação do programa de Arranjos Produtivos Locais (APL) da Paraíba, além de como será a estrutura para o suporte do programa aos produtores locais e sua execução.

O programa tem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de aproximadamente R$ 7 milhões, com contrapartida de R$ 7 milhões do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep), sendo que a Seplag hospeda o comitê gestor do programa.

Fica a cargo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) a execução do programa. “Nesta reunião foi definida a estrutura do programa e, na próxima segunda-feira (31), uma nova reunião irá iniciar a elaboração dos editais e a carta-consulta que será enviada ao BNDES para a obtenção do empréstimo”, explicou Cristiano Zenaide, chefe de gabinete da Seplag, que representou o secretário Ademir Alves de Melo na reunião.

APLs em destaque – São destacados no Estado os APLs voltados para os setores de caprinocultura, ovinocultura, fruticultura, minerais não metálicos, o ramo coureiro-calçadista e de confecções nas diversas regiões do Estado.

A intenção é que o programa possa potencializar os processos produtivos com aumento econômico da escala e do poder de barganha dos pequenos produtores agrupados em forma de APLs.

Participam do programa, além da Seplag, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectma), Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), Secretaria da Agricultura, Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) e representantes da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S. A (Emepa), Emater, Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), UFPB e Sebrae-PB.

Paulo Dantas, da Assessoria de Imprensa da Seplag