João Pessoa
Feed de Notícias

Destino Paraíba ganha visibilidade e bate recordes de visitação

domingo, 11 de dezembro de 2011 - 22:34 - Fotos:  Secom-PB
IMG_2830

Orla da Capital

De janeiro até outubro deste ano, a Paraíba aumentou em 3,5% o número de turistas em relação a 2010. Os números são baseados nas Fichas Nacionais de Registros de Hóspedes (FNRH) e nos Boletins de Ocupação Hoteleira (BOH), computados pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). De acordo com os números da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, apresentou um crescimento de 21,2% nos nove meses de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado.

O fluxo global de turistas, até outubro deste ano, foi de 1.175.375, e a estimativa da PBTur é que, até o final deste ano, a Paraíba receba cerca de 1,4 milhão de turistas, superando a marca alcançada em 2010. “Além das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, a Paraíba vem atraindo turistas de outros estados do país e também do exterior”, disse Ruth Avelino, presidente da estatal do turismo da Paraíba. Os visitantes estrangeiros, em sua maioria, provêm dos Estados Unidos e Europa.

Segundo a executiva, o crescimento do número de visitantes, tanto na alta quanto na baixa estação do ano, se deve à determinação do governador Ricardo Coutinho de priorizar a divulgação do potencial turístico do Destino Paraíba em eventos turísticos. De lazer e de negócios. Ruth Avelino destacou ainda o processo de dotar o Estado de infraestrutura, como as obras de melhoramento das rodovias, a busca de parceria para a ampliação dos aeroportos, a ampliação de companhias aéreas operando na Paraíba e o início das obras do Centro de Convenções de João Pessoa.

cachoeira do roncador

Cachoeira do Roncador

Durante todo este ano, a PBTur e o trade turístico participaram de quase todos os eventos nacionais, além de cinco internacionais. E também apoiou diversos eventos turísticos, como o Road Show Paraíba, a capacitação de gerentes das principais operadoras do Brasil (CVC, TAM, Trend, Visual e Shangri-la) e a captação de eventos em ação conjunta com o Convention Bureaux de João Pessoa e de Campina Grande.

Estas ações foram fortalecidas, segundo a executiva, em função de um intenso e contínuo trabalho que a PBTur vem realizando com a mídia, sobretudo a espontânea, em todo o país – a exemplo da realização de “fampress” com os principais veículos de comunicação do país.

O Destino Paraíba foi destaque em jornais como a Folha de São Paulo, Correio Braziliense, O Popular de Goiânia, A Tarde (Bahia), O Dia (Rio de Janeiro), Revista Esporte e Ação, TV Globo (e as afiliadas São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins), TV Record e TAM Nas Nuvens; os portais Uol, Terra e IG; além a mídia especializada em turismo, a exemplo do Panrotas, Viajar É Simples, Via G, e revistas de bordo, como TAM e Avianca, entre outros veículos de comunicação.

O diretor de Marketing da estatal do Turismo, Temi Cabral, explicou que a previsão é que em 2012 o trabalho de divulgação da Paraíba nos estados emissores de turistas do país seja ainda mais intensificado. “Quando todos os envolvidos trabalham de forma unificada há resultados satisfatórios. Não tenho dúvidas de que essa parceria se manterá no ano que vem”, disse.

Hotelaria e mão-de-obra – João Pessoa está tendo uma das melhores temporadas turísticas já vivenciadas em sua história. A maioria dos hotéis da orla está lotada para o Réveillon, com uma ocupação média de 72% até outubro, chegando a 95% nos finais de semana e feriados prolongados. Para a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotelaria (ABIH-PB), Manuelina Hardman, o aumento do fluxo de turistas ocorre também devido a um calendário oficial de eventos, resultado da parceria da PBTur e o trade, cada vez mais forte, elevando a participação da Paraíba nas feiras, congressos e treinamento de agentes e operadoras.

IMG_2839

Hotel Tambaú

Os bares e restaurantes, especialmente os localizados no Litoral Sul, deverão registrar um aumento de cerca de 30%, segundo estima Paulo Amaral, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PB).

Para o gerente executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, a capital paraibana tem condições de captar e realizar um número significado de eventos de médio e pequeno portes. “A realização de eventos é hoje uma das estratégias mais eficazes para divulgar uma cidade ou região, contribuindo de forma eficaz para o avanço e o equilíbrio do mercado turístico local”, afirmou.

Para oportunidade de mão-de-obra, há vagas e oportunidades de trabalho para vários profissionais, de acordo com empresários do setor. O resultado do volume de trabalho é a contratação de mais pessoal do setor de receptivo, como atendentes, motoristas, guias de turismo, gerentes e auxiliares administrativos. A Luck João Pessoa abriu vagas para mais de 30 pessoas, entre eles, dez motoristas. “Precisamos contratar mais profissionais para atender a nossa demanda da melhor forma possível”, disse Christiane Pereira, da Luck João Pessoa.

Já a empresária Fernanda Schwermann, da operadora de receptivo Mais Brasil, afirmou que a sua empresa também tem registrado um aumento significativo de passageiros embarcados. Segundo ela, são mais de 200 pessoas por semana, o que representa uma média de 800 por mês.

pedra_da_boca_foto_frança_4996

Pedra da Boca

Roteiros – Para encantar os turistas, a Paraíba conta com pontos para visitação durante todo o ano. Entre eles, os roteiros “Sol e Mar”, “Encantos e Mistérios do Lajedo do Pai Mateus” (Cabaceiras), “Pedra da Boca” (Araruna), “Cachoeira do Roncador e Paisagens Serranas” (Bananeiras), “Engenhos da Região Histórica” (Areia), “Inscrições Rupestres’ (Ingá) e “Vale dos Dinossauros” (Sousa). Um dos destaques é o “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, a 120 km da Capital.