João Pessoa
Feed de Notícias

Saúde faz mobilização pelo uso consciente de medicamentos

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012 - 14:52 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

atividade fisica na orla praia orientada e dia do farmaceutico foto vanivaldo ferreira 50O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nesta sexta-feira (20) um café da manhã em uma tenda montada no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa, para lembrar o Dia do Farmacêutico e mobilizar a sociedade para o uso racional de medicamentos. O ato também serviu para lembrar da necessidade de valorização do profissional de farmácia.

A mobilização encerrou o 1º Fórum Estadual da Assistência Farmacêutica, que começou na terça-feira (17) no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, e teve a intenção de alertar a população sobre os cuidados que se deve ter ao tomar medicamentos e a necessidade de buscar sempre um farmacêutico para orientar o uso adequado de remédios.

Também foram parceiros da ação representantes do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), do Complexo Hospitalar Clementino Fraga e da Unimed.

A coordenadora do Centro de Informação de Medicamentos do HULW, Solange Canavieiras, disse que no hospital há 11 farmacêuticos que orientam os usuários e indicam medicamentos para quatro áreas: antirretrovirais, hanseníase, tuberculose e diabéticos insulino-dependentes. “A cultura do brasileiro é de automedicação. Mas as pessoas precisam ser orientadas para evitar essa prática porque se elas não souberem a posologia correta e houver um erro de utilização, os efeitos poderão mascarar uma doença de base e trazer riscos agregados”, advertiu.

atividade fisica na orla praia orientada e dia do farmaceutico foto vanivaldo ferreira 16Assim como ela, a farmacêutica da Clínica da Unimed e conselheira do CRF, Renata Zaccara, destacou que o uso incorreto de medicamentos pode proporcionar sérias consequências como intoxicações, envenenamentos, resistência bacteriana, agravamento da doença, causar novas doenças e até a morte. “Todos os medicamentos têm efeitos colaterais. E se o usuário fizer uma interação medicamentosa com vários remédios, estará expondo sua vida a sérios riscos”, alertou.

A chefe do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), Gilcélia Ribera, ressaltou a importância da mobilização e lembrou que, mais importante do que ter direito ao medicamento gratuito, é ter informação sobre o uso correto. “Os remédios precisam ser tomados na dose e hora certas para que o tratamento seja eficaz”, frisou.

Segundo ela, a SES está incentivando uma mudança na assistência farmacêutica nos municípios para que os próprios farmacêuticos fiquem na ponta, atendendo os usuários para que possam orientar sobre o uso e armazenamento corretos dos remédios. As discussões sobre essa reorientação envolvem médicos e outros profissionais da Saúde.

Dicas

- Os medicamentos sofrem alterações e perdem a validade quando são guardados de forma errada.

- Não armazenar medicamentos em locais onde a temperatura e a umidade forem muito altas como, por exemplo, armários da cozinha, em cima da geladeira, banheiro, porta-luvas de carros, perto de janelas ou sob luz forte.

- Guarde os medicamentos em lugares frescos, ao abrigo da luz, nas embalagens originais e dentro do prazo de validade. Sempre os mantenha longe do alcance das crianças.

- Não aproveite medicamentos que não foram receitados para você, nem dê a seu vizinho ou parente, principalmente antibióticos, remédios para pressão alta, diabetes ou depressão.

No Trauma – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma de João Pessoa comemorou o Dia do Farmacêutico com uma missa em ação de graças no pátio interno da instituição, onde também foi oferecido um café da manhã. A unidade tem 30 farmacêuticos atuando nas farmácias, laboratório e banco de sangue.

Segundo a coordenadora do laboratório do Trauma, a farmacêutica bioquímica, Francisca Estrela, o papel do farmacêutico dentro de um hospital de urgência e emergência é de extrema importância, pois atua como um multiprofissional que auxilia o médico na elaboração de diagnósticos precisos.

Além disso, os farmacêuticos são os responsáveis pela organização e distribuição dos remédios,
prevenindo para que não falte nenhum medicamento dentro do hospital. “Esta é uma profissão que começou com os alquimistas. É sem dúvida uma das mais belas ciências da humanidade”, disse.