João Pessoa
Feed de Notícias

MS habilita Clementino Fraga para procedimento transexualizador

terça-feira, 30 de outubro de 2018 - 16:54 - Fotos:  Ricardo Puppe

ses hosp clementino fraga foto ricardo puppeO Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realização de procedimento transexualizador na modalidade ambulatorial. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (30) e agora a unidade – por meio do seu Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais – fica apta a receber recursos federais para utilização de hormônios, a denominada hormonioterapia.

A habilitação teve parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde e a aprovação no âmbito da Comissão Intergestores Bipartite do Estado, por meio da Resolução CIB-PB nº 77/2015.

O Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais teve o seu funcionamento regulamentado no âmbito da Rede Estadual de Saúde por meio do Decreto nº 37.946/2017. Antes da habilitação concedida pelo Ministério da Saúde para realização do Componente Atenção Especializada no Processo Transexualizador, o Ambulatório TT/PB se utilizava de recursos do Tesouro do Estado para custear seu funcionamento.

Inaugurado no dia 24 de julho de 2013, no Complexo Clementino Fraga, o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba (Ambulatório TT/PB) presta atendimento de excelência por meio de uma equipe multiprofissional em um só espaço, otimizando assim o atendimento ao seu público.

Desde o início do seu funcionamento, o Ambulatório TT/PB totaliza, até os dias de hoje, 5.398 atendimentos. Atualmente, a unidade tem 501 usuários cadastrados, sendo 182 homens trans, 26 travestis e 293 mulheres trans. Esses usuários são oriundos de municípios que abrangem todas as regiões da Paraíba, além de usuários de outros estados brasileiros, como é o caso do Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Devido ao crescente número de atendimentos, recentemente o serviço foi ampliado na área da Endocrinologia, considerando um incremento na equipe multiprofissional que atende os usuários do Ambulatório TT/PB.

“Nos últimos cinco anos a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba manteve o compromisso de atenção integral à saúde aos transexuais e travestis, por meio do Ambulatório TT/PB, com acesso a equipe multiprofissional e exames de apoio diagnóstico a todos os usuários cadastrados. O processo de habilitação com Ministério da Saúde exige que o serviço cumpra vários requisitos de qualidade e estrutura adequada, sendo esta aprovação motivo de celebração e comprovação do caminho de avanços que este governo tem feito”, destacou a diretora geral do CHCF, Thais Matos.

Acesso ao serviço – Para ter acesso aos serviços do Ambulatório TT/PB, o usuário necessita passar pelo Espaço LGBT (unidade da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana) e solicitar o encaminhamento para o atendimento. Após pegar o encaminhamento, comparece a uma roda de conversa (com as cópias do RG, CPF e Cartão SUS), que acontece toda primeira terça-feira de cada mês, às 14h30, no auditório do Complexo Clementino Fraga, com a equipe multiprofissional do ambulatório.