João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma de Campina Grande promove inclusão social de catadores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012 - 19:45 - Fotos: 

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, a partir de um projeto de coleta seletiva, vem promovendo a inclusão social dos catadores da cidade por meio de convênio com as cooperativas Cata Mais e Cavi-Habilidades Manuais.

Essa iniciativa, em que são doados os materiais recicláveis produzidos na unidade hospitalar, contribui para a geração de renda de dez famílias de Campina Grande. Diariamente, o Trauma repassa, para as cooperativas, 115 kg de plásticos e 75 kg de papelão. E, semanalmente, 60 kg de vidros.

Segundo uma das coordenadoras do projeto de coleta seletiva, a enfermeira Geni de Melo, a ação tem cumprindo o objetivo de ajudar na geração de renda dos catadores. Implantada há cinco meses, a coleta seletiva do Hospital de Trauma de Campina Grande foi a pioneira nas unidades hospitalares do Estado e colhe bons frutos com o novo modelo de gestão.

A diretoria, preocupada com o impacto causado pelo lixo hospitalar e os gastos decorrentes da administração dos detritos, realizou mudanças na forma de gerir os resíduos sólidos da instituição. Com isso, além de trazer mais organização à unidade de saúde, registrou economia de mais de R$ 30 mil por mês para os cofres do Estado.