João Pessoa
Feed de Notícias

Corpo de Bombeiros atinge ‘ótimo grau de responsabilidade’ em gerenciamento de riscos, segundo a CGE

terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - 14:33 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Treinamento Corpo de Bombeiros Salvamento em AlturaO Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba atendeu todas as recomendações do Governo do Estado para o ano de 2011. Foi o que constatou duas auditorias realizadas pela Controladoria Geral do Estado (CGE), sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2011. Segundo o secretário executivo da CGE, Valber Rodrigues Viana Júnior, a Corporação atendeu em 100% as recomendações, classificando o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba no sistema de gerenciamento de riscos da CGE como “ótimo grau de responsabilidade”.

Em 2011, a corporação conseguiu, dentro do organograma montado pelo atual comando, realizar trabalho voltado para aprimorar ainda mais o atendimento à população de todas as regiões do Estado. A inclusão e a promoção também fizeram parte do planejamento no ano passado. Foram incorporados 100 bombeiros militares para reforçar e otimizar as atividades operacionais e de gestão, sendo 20 cadetes oriundos do Curso de Formação de Oficiais BM e 80 alunos do Curso de Formação de Soldados.

Promover ações voltadas para a sociedade também fizeram parte das atividades desenvolvidas em prol da sociedade paraibana, que contou com mais de 63 mil atendimentos. Entre essas ações, estão a prevenção e o combate a incêndio, explosão e acidentes, além de busca, salvamento, resgate, identificação de causas de incêndio e atividades de defesa civil, entre outras.

O Corpo de Bombeiros também promoveu a responsabilidade social, atendendo 12.376 pessoas pelos projetos Bombeiro na Escola, Bombeiro Mirim, Bombeiro na Comunidade, Bombeiro Gol 10 e Caminhar com Prevenção. “O objetivo desses projetos é a redução da criminalidade e a educação da sociedade frente a ocorrências de acidentes domésticos e de ação humanitária”, lembrou o comandante da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros.

Durante 2011, foram adquiridos diversos equipamentos e materiais, como uniformes operacionais, mangueiras, máscaras de mergulho, bússola para mergulho, balaclavas de combate a incêndio, cilindros para mergulho, uniformes de guarda vidas e kits de atendimento pré-hospitalar (APH).

Em uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram adquiridos, por meio de doação, dez desencarceradores e mangueiras de incêndio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).  Já em parceria com a Secretaria de Estado da Administração, foi feita a cessão de um imóvel para a instalação e o funcionamento da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT). Por meio do Funesbom, foram adquiridas viaturas operacionais e administrativas que totalizaram custo que ultrapassou R$ 4,1 milhões.

Normatização – Em dezembro de 2011, o governador Ricardo Coutinho sancionou a Lei 9.625, instituindo o Código Estadual de Proteção contra Incêndio, Explosão e Controle de Pânico da Paraíba, que era uma reivindicação antiga da corporação, pois revogou o Decreto Estadual nº 5.792-73 (Normas de Prevenção e Combate a Incêndio da Paraíba), que estava desatualizado.

O Código prevê que o Corpo de Bombeiros, por meio de ato do Comando Geral, aprove Normas Técnicas (NTs) com a finalidade de flexibilizar a normatização da Proteção Contra Incêndio, Explosões e Controle de Pânico frente às atualizações das normas brasileiras de prevenção e combate a incêndio em vigor no país.