João Pessoa
Feed de Notícias

Acidentes de moto lideram atendimentos no Hospital de Trauma na Capital

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 - 19:59 - Fotos: 
hosp_trauma_chegada_ambulancia_foto_walter_rafael

Atendimento no Trauma. Foto: Walter Rafael/Secom-PB

Os acidentes de trânsito envolvendo motociclistas é o principal motivo de atendimento no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Mais de 35% dos atendimentos diários na unidade são ocasionados por vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, uma média de 700 ocorrências por mês. A maioria das pessoas envolvidas nos incidentes é de jovens com idades entre 22 e 26 anos.

Segundo o diretor de assistência do Hospital, Edvan Benevides, mais de 50% dos leitos do Hospital estão ocupados com estes pacientes. Dentre os traumas ocasionados pelos acidentes de moto, o politraumatismo é o mais recorrente, seguido pelo traumatismo crânio-encefálico (TCE) e fraturas no fêmur e na clavícula. “Uma pessoa vítima de acidente de moto, dependendo da gravidade, pode ficar internada por meses, adquirir sequelas, ter membros amputados e, no último caso, perder a vida. Por isso, a importância do uso adequado dos equipamentos de segurança para quem pilota e para o carona do veículo”, explicou.

De acordo com Benevides, o número alarmante de acidentes pode ser reduzido com campanhas que envolvam todos os órgãos fiscalizadores, escolas e instituições governamentais. “No verão, é preciso redobrar os cuidados no trânsito, pois a população aumenta com a chegada dos turistas e cresce o consumo de bebidas alcoólicas. É lamentável quando assistimos tantos jovens ficarem com sequelas pelo resto da vida. E tudo porque dispensaram a segurança mínima, por ingestão de álcool, imperícia ou excesso de velocidade”, lamentou.

 

Em 2011, o Hospital de Trauma atendeu aproximadamente oito mil vítimas envolvendo acidentes com motocicletas e realizou mais de três mil cirurgias ortopédicas. Para atender a demanda no setor de ortopedia, o Hospital conta com cerca de 20 plantonistas por dia, divididos entre centro cirúrgico, visitação de pacientes, atendimentos e acolhimento dos egressos ao tratamento. “Trabalhamos com uma equipe grande para dar suporte a todos que precisam ser atendidos de forma rápida e segura”, disse o coordenador de ortopedia do Trauma, o médico Milton Linhares.

 

Para o paciente João Paulo Costa, que deu entrada no último dia 25 de dezembro, vítima de acidente de moto ocorrido no município de Belém (PB), o Hospital já é visto como referência por todos que necessitam de atendimentos na área de acidente automobilísticos. “Ainda bem que podemos contar com um Hospital de referência do porte do Trauma. Os profissionais e os equipamentos são os melhores do Estado”, disse.